2021/06/29

Hábitos que ajudam as pessoas


Mauro Carbonar - Médico há quase 40 anos
�Trabalha com Homeopatia, Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, e Dietoterapia 

Especialista explica que alguns hábitos podem ajudar as pessoas a cuidarem de si mesmas. Você consegue responder prontamente a estas perguntas: Como está a sua saúde? Como tem se sentido ultimamente?

O médico Mauro Carbonar, alerta que as pessoas precisam estar conscientes de que são as responsáveis pela própria saúde e de que as queixas que apresentam, geralmente são provocadas por elas mesmas, por hábitos de vida que têm e que são inadequados:

“Esses hábitos são frutos do meio, da mídia, dos costumes herdados, dos cardápios herdados e isso vai passando de geração em geração e é muito comum que as pessoas tenham doenças familiares causadas por hábitos familiares, que passam de geração em geração.”

O especialista acredita por meio dos estudos que vêm realizando ao longo dos anos, que alguns hábitos, se cultivados pelas pessoas poderiam ajudá-las a cuidar de si mesmas e as daria até mesmo, o “direito” para que reclamem, se mesmo assim, algo não correr bem. 

Um dos primeiros cuidados mais importantes, segundo o médico, é o cuidado com o que se come, depois é preciso ter uma atividade física regular, moderada, duas a três vezes por semana, de meia hora a quarenta minutos (preferencialmente), que obrigue a pessoa a respirar melhor e profundamente, já que o segundo alimento mais importante é o ar.

O artigo Atividade Física e Saúde: discursos que controlam o corpo, traz a discussão da saúde revestida no discurso da beleza, que tende a ludibriar as pessoas, tornando-as compulsivas. Até mesmo a prática da atividade física, para elas, torna-se uma espécie de salvação, quando na verdade, pode se tornar uma maneira de controle de si mesmo, na dualidade: atividade física, saúde e beleza.

O mesmo artigo leva à reflexão de que a mídia costuma ressaltar a imagem do corpo saudável e belo, como forma de constituir uma identidade. A imagem corporal da jovialidade, beleza e saúde é exaltada, mas é aí que as pessoas em busca de uma ‘liberdade limitada’ tornam-se prisioneiras de uma aparência programada e descartável.

O homeopata Mauro Carbonar enfatiza que a atividade física regular e moderada ajuda a equilibrar todas as funções dentro do organismo e que o principal objetivo da atividade física não é apenas mexer braços e pernas ou levar a pessoa a se submeter a exercícios até mesmo perigosos que podem lesionar partes do corpo como fígado ou vesícula, também não serve apenas para melhorar as funções fisiológicas como urinar e defecar:

“A principal função da atividade física é bombar oxigênio, se a gente faz uma atividade, até três vezes por semana por uma hora, esse hábito fará com que aquilo que foi ingerido para dentro das células possa ser transformado em energia, então poderemos transformar a massa gorda em massa magra e ficarmos melhor alimentados com menos fome, mais ativos e despertos. Então esse é o objetivo da atividade física, não é só ficar “bombado” ou disposto.”

De acordo com o artigo Qual a importância da Respiração?, o processo de inspirar o ar, faz com que o corpo absorva o oxigênio que precisa para produzir energia e para a eliminação do gás carbônico, resultado de reações químicas. Essa é uma informação que se aprende ainda nos primeiros anos de escola, e respirar é tão instintivo, que muitas pessoas sequer param para pensar na importância dessa atividade para a saúde.

O homeopata explica que por meio da respiração, os “motores” no corpo humano são ativados, assim como as células e mitocôndrias. Por meio da circulação sanguínea , nutrientes são encaminhados às células e resíduos são removidos:

“Por isso, é fundamental cuidar do que come, praticar atividade física moderada e o ócio produtivo, que é o bom repouso, ter tempo para comer, tempo para relaxar, ter finais de semana, ter férias, repouso e intervalos adequados, para até mesmo mudar os focos das funções.”

O médico enfatiza que praticar atividade física é como ficar ativado célula por célula, assim como, depois do oxigênio, o alimento mais importante é a água e as principais funções do movimento são a circulação e a respiração.

Já o ócio produtivo, segundo ele, é o ato de fazer com que a mente também relaxe e não apenas o organismo: “O sono é um dos nossos principais energizadores, temos três fontes de energia: sono, respiração e alimentação”.

Você tem dormido bem? Se exercita e pratica a boa respiração? Se alimenta de forma natural na maior parte do dia? Se a reposta para essas questões for não, talvez seja melhor rever os hábitos e entrar nos trilhos da saúde. Pense nisso.

Quanto a vacinas em geral: apesar dos pontos positivos, existem muitos pais e médicos que são contra a imunização, principalmente a infantil. De acordo com o homeopata Carbonar, as vacinas enfraquecem o sistema imunológico e fazem com que o homem perca a capacidade de reagir a novas doenças que podem surgir no futuro. Os efeitos colaterais provocados pelas vacinas são outra preocupação. Acredita-se que as vacinas podem causar doenças neurológicas, doenças degenerativas e diversas vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico.