2014/11/25

BRUNCH

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. E nada melhor que desfrutar dessa delicia com calma, tranquilidade e celebração. Que tal organizar um belíssimo brunch nas festas de fim de ano?
Brunch, para quem não sabe, é a junção de duas palavras em inglês: breakfast (café da manhã) e lunch (almoço). Na prática, trata-se de uma gostosa refeição onde se misturam características desses momentos diferentes. Tanto pode ser um café da manhã mais reforçado ou um almoço mais leve, em um longo e preguiçoso horário do dia. O brunch é social, integra a família, e transforma uma reunião à mesa em uma verdadeira festa.
A grande vantagem da realização de um brunch, é que ele permite a escolha de um cardápio bastante diversificado (e delicisoso), e que em sua maioria têm fácil execução, com menos cuidados e atenções de um almoço mais formal. Assim, tudo fica muito mais descontraído e relaxante, como pede um belo domingo.
O que servir?
A lista de guloseimas deve ter o que há de melhor e mais prático nas duas refeições:
- Diversos tipos de pães, e consequentemente: queijos, embutidos, manteiga, geleias, requeijões.
- Ovos mexidos, bacon e panquecas, caso goste de uma inspiração norte-americana, afinal o brunch veio de lá!
- Bolos, tortas doces e salgadas, quiches e cupcakes.
- Saladas verdes e frutas.
Para beber:
- Como geralmente é uma celebração, e durante o dia, champagne, espumante ou prosecco são praticamente obrigatórios. Um bom vinho também é bom.
- Sucos diversos e água, e refrigerantes normal e zero caloria.
- Café, leite, chocolate, chás.
Decoração:
Por ser uma refeição descontraída e informal, não é preciso grandes sofisticações para fazer uma mesa bonita e atraente. A luz do dia combina com tons claros para toalhas, louças e guardanapos. E abuse das cores na própria comida, que vai deixar tudo bastante apetitoso. Frutas e saladas, cupcakes e bolos são bastante coloridos e chamativos. Combinando com arranjos de flores pequenos e baixos, ficará perfeito.
Logística:
- A informalidade e a ideia de petiscar faz com que quase todo mundo repita pequenas porções e volte à mesa com frequência. Então, é muito bom que haja mais louça que o número de pessoas. Se houver alguém para ajudar no recolhimento das peças sujas para fazer reposição, melhor ainda.
- As comidinhas servidas no brunch devem ser muito frescas, sempre. Então, quando decidir o seu cardápio, preste atenção no tempo de compras e preparação para que tudo esteja tinindo de lindo e gostoso: tortas quentes, frutas frescas, saladas verdes e pães firmes e crocantes. Tortas e bolos podem ser feitos na véspera (ou observe o tempo de descongelamento para servir na hora certa). Frutas e vegetais também devem ser comprados na véspera. Pães devem ser encomendados com antecedência e buscados pouco antes de começar.
Com um pouquinho de organização, você pode fazer uma festa linda e inesquecível. Divirta-se!