Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a cerveja, assim como as  verduras de cor escura, tem vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato).  A vitamina é importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares.
A  pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, responsável  pela pesquisa, explica que as análises foram feitas em três tipos de cerveja  produzidas no Brasil: pilsen, sem álcool e malzbier. "Os resultados mostraram  que a cerveja tem cerca de 20 microgramas de folato por 100 ml. Uma lata tem de  17 a 20% das quantidades de vitamina B9 recomendada (por dia, para um adulto)."   A pesquisadora analisou cinco formas de folato e encontrou três deles na bebida.  "Mas não podemos dizer que a cerveja supre carência desse nutriente",  explica.
Além da vitamina B9, foram analisadas na pesquisa as quantidades  de compostos fenólicos (antioxidantes, substâncias que combatem o aparecimento  de radicais livres na corrente sanguínea) nas cervejas.
A cerveja  malzbier respondeu às análises com mais que o dobro de compostos desse tipo do  que as cervejas pilsen e sem álcool. A cerveja sem álcool apresentou teor  abaixo, porém similar ao teor encontrado em cerveja pilsen, tanto de folatos  como de compostos fenólicos.
A pesquisadora diz, no entanto, que consumir  cerveja em excesso não garante o suprimento necessário de vitamina. "O consumo  excessivo de álcool causa diversos males ao organismo, inclusive prejudica a  absorção de vitaminas, entre elas o próprio folato", diz. "Mas existem estudos  que revelam que o baixo consumo de álcool não possui esta capacidade  prejudicial."
Fonte: Jornal da tarde - AE

Um comentário:
eba... 6a.feira então é dia nacional de tomar vitaminas kkkk
Postar um comentário