Impostômetro (desde 01/01/2022)

2010/05/01

Benefícios da Sauna

Você estar sentado na Sauna ou Banho Turco (ou hammam) pode ter sido a melhor atividade que realizou durante todo o dia, isto porque a sua correta utilização tem muitos benefícios para a sua Saúde. Mas quais são os benefícios para a Saúde?



Forma Natural de processos de cura e desintoxicação
Para já, as temperaturas altas das Saunas (80º a 100º) e Banho Turco (40º a 45º) induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado, leva a que o corpo venha a ter uma febre artificial. A febre é uma reacção natural de defesa contra bactérias e infecções.

Combate aos efeitos de uma Vida stressante
Muitos de nós levamos uma vida sedentária e cheia de stress, e não tentamos fazer nada para nos manter em forma. Além disso e juntando a má alimentação, o tabaco, o álcool, através do o nosso estilo de vida, não estamos a contribuir na qualidade de vida. Desta forma, a Sauna e o banho são uma das formas de combater todos esses

Tratamento Corporal
A pele é o maior órgão e complexo órgão do nosso corpo em que impede as bactérias de penetrarem. O suor remove as impurezas e as toxinas através dos poros, ocorrendo assim uma limpeza profunda da pele de dentro para fora. Está desta maneira associado também à nossa higiene.

Aliviar a Dor
Devido ao fato de o sangue percorrer o corpo de uma forma mais acelerada transportando oxigénio para a inflamação ou edema pode reduzir a dor. O que leva a um alivio da dor e a um a processo de cura mais rápida e natural.

Outros Benefícios para a Saúde
A Sauna tem como outros benefícios para a Saúde é o descongestionamento nasal, melhora as dores de cabeça e enxaquecas, dores menstruais e sintomas da menopausa. O Banho Turco trata de equizemas e acne, baixa o colesterol. Liberta toxinas, nomeadamente mercúrio e zinco, através da rápida circulação do sangue.

Forma de Perder Peso
De uma forma quase imediata, o corpo perde peso, devido a perca de fluidos através da transpiração. E será restabelecido, logo após a ingestão de líquidos. No entanto, é realizado um “exercício” benéfico ma Sauna, visto que o coração tem batidas cardíacas mais aceleradas para tentar refrigerar o corpo. Desta forma, por meia hora de uma sessão de Sauna o corpo queima entre 300 a 500 calorias. Nunca é demais salientar, que nem todas as pessoas conseguem realizar inicialmente trinta minutos de sessão.

A Sauna também pode ser parte de uma solução para as pessoas que não podem exercer um programa rigoroso de exercício físico. O corpo responde ao calor, através do aumento do ritmo cardíaco. O sistema cardiovascular funciona da melhor maneira para arrefecer a temperatura corporal e aumenta o metabolismo.
Acreditar ou não acreditar nos benefícios da Sauna e Banho Turco?

Finlandeses, Russos, Turcos e culturas Indo-americanas usaram estes banhos para o bem-estar de uma forma holística (relação entre o corpo, mente e alma).

Cientistas Alemães e Finlandeses realizaram estudos intensivos acerca dos efeitos que a transpiração e o calor produz no corpo. Doutores Europeus estão mais familiarizados com a desintoxicação que a Sauna e o Banho Turco produzem, e são os mais recomendados aos seus pacientes.

Já utilizou a Sauna e o Banho Turco? Qual é a sua opinião em relação aos benefícios da Sauna e do Banho Turco?

Cientistas recentemente confirmaram a noção antiga de que bebidas quentes aliviam alguns sintomas de resfriado e gripe. E quanto a uma dose de calor em uma escala muito maior – digamos, em uma sauna?.

Com temperaturas de 80°C ou mais, as saunas têm sido recomendadas para artrite, asma e fatiga crônica, entre outras coisas, desde que nômades finlandeses começaram a usá-las séculos atrás. Alguns supostos benefícios não foram comprovados, mas existem evidências de que as saunas podem acelerar a recuperação de resfriados e reduzir sua ocorrência.

Alguns pesquisadores suspeitam que o calor da sauna reduz os sintomas porque melhora a drenagem, enquanto outros especulam que as altas temperaturas ajudam a enfraquecer os vírus do resfriado e da gripe. O motivo disso prevenir a doença, no entanto, não está claro. Mas pesquisas sugerem um efeito.

Em um estudo de pesquisadores austríacos, por exemplo, 50 adultos foram divididos em dois grupos e monitorados por seis meses. Um grupo foi instruído a ir a saunas regularmente; o outro a se abster delas. No final do estudo o grupo da sauna havia pegado menos resfriados.

“Isso foi constatado particularmente durante os últimos três meses do estudo, quando a incidência caiu pela metade em comparação ao grupo de controle,” os cientistas escreveram.

Outros estudos obtiveram resultados similares. Mas os médicos alertam que saunas podem ser nocivas a pessoas com problemas cardíacos e circulatórios.

Existe evidência de que a sauna pode reduzir ou prevenir os sintomas do resfriado.


2010/04/25

Verdades e mentiras sobre o sono das crianças

Especialistas ouvidos pela Folha respondem a oito perguntas sobre o sono das crianças.

1. TV e computador atrapalham o sono da criança

EM TERMOS. Dependendo do programa de TV, a relação do usuário com o aparelho é passiva, o que não interfere muito no sono. Internet e jogos, por outro lado, deixam a criança excitada, porque demandam raciocínio, e atrasam a chegada do sono

2. A criança deve dormir quando quiser

MENTIRA. Especialistas dizem que a criança deve ter rotinas, como hora para tomar banho, jantar, ver TV, dormir. "Até os dez anos de idade, a criança deve ter disciplina. Disciplina é o regulador dos horários e, em conseqüência, do sono", diz a psicóloga infantil Anna Esther Cunio.

Segundo o pediatra Luiz Vicente Ferreira da Silva, a repetição da rotina acalma a criança e não deixa outros elementos interferir bruscamente no ritmo biológico

3. Comer muito à noite dá pesadelo

EM TERMOS. Segundo o neurologista Flávio Alóe, coordenador do laboratório do sono do Hospital das Clínicas de SP, comer muito e rápido à noite, logo antes de ir dormir, traz desconforto físico. É esse desconforto, e não a comida, que dá pesadelo

4. A mãe deve atender prontamente a criança toda vez que ela acorda chorando

EM TERMOS. O pediatra Fábio Ancona Lopez diz que, quando a mãe corre e pega a criança no colo, não dá tempo para ela se acostumar com o desconforto e tentar descobrir por que chora.

A mãe deve tentar descobrir se ela chora porque tem fome ou outro problema. Se entender, porém, que chora por sentir sua falta, a indicação é a mãe conversar e acariciar, mas não tirá-la da cama nem levá-la ao quarto do casal

5. O bebê deve ficar no escuro o tempo todo enquanto dorme

EM TERMOS. "Durante o dia, é bom deixar o quarto iluminado naturalmente [janelas abertas], para o bebê entender que existe o dia e aprender a diferenciá-lo da noite", diz a pediatra Ana Maria Escobar. À noite, luzes apagadas

6. Pegar a criança no colo para dormir vicia

VERDADE. O pediatra Luiz Vicente Ferreira diz que a criança deve se habituar a ir para a cama, e não para o colo da mãe, quando sentir sono. "A criança deve ficar no colo para aumentar o convívio, mas não pode achar que só no colo ela vai dormir", diz

7. Criança só precisa dormir à tarde no primeiro ano de vida

MENTIRA. Os especialistas acham saudável o sono após o almoço e indicam que o rendimento da criança à tarde é melhor devido a isso. E desmistificam: a criança que dorme à tarde não perde o sono da noite.

A quantidade de horas --no máximo duas horas-- deve ser determinada pelos pais, de acordo com o desempenho do filho à tarde

8. Dormir com gato ou cachorro não faz mal ao sono da criança

MENTIRA. O pediatra Fábio Ancona Lopez diz que a presença de animal no quarto ou na cama cria ou agrava problemas respiratórios e alérgicos, como asma, tosse e rinite, devido aos pêlos. Além disso, o animal se suja de dia e, muitas vezes, não é lavado à noite, o que propicia doenças, como toxoplasmose (transmitida por gatos) e toxocaríase (por cães), segundo a pediatra Denise Kanarek.

Fácio Ancona lembra que a relação de dependência da criança com alguma coisa para dormir (chamada de objeto de "transição") deve ser com brinquedo de plástico, de preferência. "Não é recomendado bicho de pelúcia, pois também dá alergia", diz Ancona. (APB)

Fonte: treinamento folhaSP - foto crianças na cama: google