Impostômetro (desde 01/01/2022)

2024/03/23

🇧🇷 24/03 Deus te abençoe. 🇮🇹 24/03 Dio ti benedica. 🇪🇸 24/03 Dios te bendiga. 🇺🇸 03/24 God bless you.



 


Leituras 🇧🇷

Primeira Leitura: Isaías 50,4-7

Ouvindo a Palavra, contemplemos Jesus como o Servo sofredor, aquele que se esvaziou a si mesmo, sendo o Filho de Deus.

Leitura do livro do profeta Isaías – 4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 21(22)

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

1. Riem de mim todos aqueles que me veem, / torcem os lábios e sacodem a cabeça: / “Ao Senhor se confiou, ele o liberte / e agora o salve, se é verdade que ele o ama!” – R.

2. Cães numerosos me rodeiam furiosos, / e por um bando de malvados fui cercado. / Transpassaram minhas mãos e os meus pés / e eu posso contar todos os meus ossos. – R.

3. Eles repartem entre si as minhas vestes / e sorteiam entre si a minha túnica. / Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, / ó minha força, vinde logo em meu socorro! – R.

4. Anunciarei o vosso nome a meus irmãos / e no meio da assembleia hei de louvar-vos! / Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, † glorificai-o, descendentes de Jacó, / e respeitai-o, toda a raça de Israel! – R.


Segunda Leitura: Filipenses 2,6-11

Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses – 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai. – Palavra do Senhor.

Evangelho:  Marcos 15,1-39

Glória e louvor a vós, ó Cristo.

Jesus Cristo se tornou obediente, / obediente até a morte numa cruz; / pelo que o Senhor Deus o exaltou / e deu-lhe um nome muito acima de outro nome (Fl 2,8s). – R.

N (Narrador): Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos – 1Logo pela manhã, os sumos sacerdotes, com os anciãos, os mestres da Lei e todo o sinédrio, reuniram-se e tomaram uma decisão. Levaram Jesus amarrado e o entregaram a Pilatos. 2E Pilatos o interrogou:

L (Leitor): Tu és o rei dos judeus?

N: Jesus respondeu:

P (Presidente): Tu o dizes.

N: 3E os sumos sacerdotes faziam muitas acusações contra Jesus. 4Pilatos o interrogou novamente:

L: Nada tens a responder? Vê de quanta coisa te acusam!

N: 5Mas Jesus não respondeu mais nada, de modo que Pilatos ficou admirado. 6Por ocasião da Páscoa, Pilatos soltava o prisioneiro que eles pedissem. 7Havia então um preso, chamado Barrabás, entre os bandidos, que, numa revolta, tinha cometido um assassinato. 8A multidão subiu a Pilatos e começou a pedir que ele fizesse como era costume. 9Pilatos perguntou:

L: Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?

N: 10Ele bem sabia que os sumos sacerdotes haviam entregado Jesus por inveja. 11Porém os sumos sacerdotes instigaram a multidão para que Pilatos lhes soltasse Barrabás. 12Pilatos perguntou de novo:

L: Que quereis então que eu faça com o rei dos Judeus?

N: 13Mas eles tornaram a gritar:

G (Grupo ou assembleia): Crucifica-o!

N: 14Pilatos perguntou:

L: Mas que mal ele fez?

N: Eles, porém, gritaram com mais força:

G: Crucifica-o!

N: 15Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado. 16Então os soldados o levaram para dentro do palácio, isto é, o pretório, e convocaram toda a tropa. 17Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça. 18E começaram a saudá-lo:

G: Salve, rei dos judeus!

N: 19Batiam-lhe na cabeça com uma vara. Cuspiam nele e, dobrando os joelhos, prostravam-se diante dele. 20Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, vestiram-no de novo com suas próprias roupas e o levaram para fora, a fim de crucificá-lo. 21Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo, que voltava do campo, a carregar a cruz. 22Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota, que quer dizer “Calvário”. 23Deram-lhe vinho misturado com mirra, mas ele não o tomou. 24Então o crucificaram e repartiram as suas roupas, tirando a sorte, para ver que parte caberia a cada um. 25Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. 26E ali estava uma inscrição com o motivo de sua condenação: “O rei dos judeus”. 27Com Jesus foram crucificados dois ladrões, um à direita e outro à esquerda.(28) 29Os que por ali passavam o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:

G: Ah! Tu que destróis o templo e o reconstróis em três dias, 30salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!”

N: 31Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, com os mestres da Lei, zombavam entre si, dizendo:

G: A outros salvou, a si mesmo não pode salvar! 32O Messias, o rei de Israel… que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!

N: Os que foram crucificados com ele também o insultavam. 33Quando chegou o meio-dia, houve escuridão sobre toda a terra, até as três horas da tarde. 34Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte:

P: Eloi, Eloi, lamá sabactâni?

N: Que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” 35Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram:

G: Vejam, ele está chamando Elias!

N: 36Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e lhe deu de beber, dizendo:

L: Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz.

N: 37Então Jesus deu um forte grito e expirou.

Todos se ajoelham e faz-se breve pausa.

N: 38Nesse momento a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes. 39Quando o oficial do exército, que estava bem em frente dele, viu como Jesus havia expirado, disse:

L: Na verdade, este homem era Filho de Deus!

N: Palavra da salvação.Deus, sois o rochedo que me abriga, † minha força e poderosa salvação, / sois meu escudo e proteção: em vós espero! / Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! / E dos meus perseguidores serei salvo! – R.
3. Ondas da morte me envolveram totalmente, / e as torrentes da maldade me aterraram; / os laços do abismo me amarraram / e a própria morte me prendeu em suas redes. – R.
4. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia / e elevei o meu clamor para o meu Deus; / de seu templo ele escutou a minha voz, / e chegou a seus ouvidos o meu grito. – R.

Evangelho: João 10,31-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia quando eu digo que sou Filho de Deus, eu, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹

Prima Lettura: Isaia 50,4-7


In ascolto della Parola, contempliamo Gesù come il Servo sofferente, colui che ha spogliato se stesso, essendo il Figlio di Dio.


Lettura dal libro del profeta Isaia – 4Il Signore Dio mi ha dato una lingua addestrata, affinché sappia dire parole di conforto all'uomo abbattuto; Mi sveglia ogni mattina e mi tende l'orecchio per prestare attenzione come un discepolo. 5Il Signore mi ha aperto gli orecchi; Non gli ho resistito né sono tornato indietro. 6 Ho offerto la mia schiena alle percosse e le mie guance per strapparmi la barba; Non ho distolto la faccia dagli schiaffi e dagli sputi. 7Ma il Signore Dio è il mio aiuto, per questo non mi sono lasciato scoraggiare, ho mantenuto il mio volto impassibile come pietra, perché so che non sarò umiliata. - Parola del Signore.


Salmo responsoriale: 21(22)


Dio mio, Dio mio, perché mi hai abbandonato?


1. Tutti quelli che mi vedono ridono di me, / storcino le labbra e scuotono il capo: / «Il Signore si è affidato, lascialo liberare / e ora salvalo, se è vero che lo ama!». - R.


2. Numerosi cani mi circondano furiosamente, / ed ero circondato da una banda di malvagi. / Mi hanno forato le mani e i piedi / e posso contare tutte le mie ossa. - R.


3. Si dividono tra loro le mie vesti / e tirano a sorte la mia tunica. / Ma tu, o mio Signore, non restare lontano, / o mia forza, vieni presto in mio aiuto! - R.


4. Annuncerò il tuo nome ai miei fratelli / e in mezzo all'assemblea ti loderò! / Voi che temete il Signore Dio, lodatelo, † glorificatelo, discendenza di Giacobbe, / e rispettatelo, tutta la stirpe d'Israele! - R.


Seconda Lettura: Fil 2,6-11


Lettura della lettera di san Paolo ai Filippesi - 6Gesù Cristo, esistendo in condizione divina, non ha fatto dell'essere uguale a Dio un'usurpazione, 7ma ha spogliato se stesso, assumendo la condizione di schiavo e divenendo uguale agli uomini. Trovato con sembianze umane, 8umiliò se stesso, facendosi obbediente fino alla morte e alla morte di croce. 9Per questo Dio lo ha esaltato sopra ogni cosa e gli ha dato il nome che è al di sopra di ogni nome. 10Così nel nome di Gesù ogni ginocchio si pieghi nei cieli, sulla terra e sotto terra, 11e ogni lingua proclami: «Gesù Cristo è il Signore», alla gloria di Dio Padre.


Vangelo: Marco 11,1-10 (breve estratto)

In quel tempo, 1quando si avvicinavano a Gerusalemme, all'altezza di Betfage e di Betania, presso il monte degli Ulivi, Gesù mandò due discepoli, 2dicendo: «Andate al villaggio che è di fronte a voi e, appena sarete entrati là, troverà legato un asino che non è mai stato radunato. Slegatelo e portatelo qui! 3Se qualcuno dice: "Perché fai questo?", rispondi: "Il Signore ha bisogno di lui, ma lo rimanderà presto"». 4Andarono e trovarono un asino legato davanti a una porta della strada e lo sciolsero. 5Alcuni dei presenti dicevano: «Che fai, slega questo puledro?». 6I discepoli risposero come aveva detto Gesù e glielo permisero. 7Allora condussero il puledro a Gesù, gli misero addosso i loro mantelli e Gesù vi ​​salì sopra. 8Molti stesero i loro mantelli lungo la strada, altri sparsero rami che avevano raccolto nei campi. 9Quelli davanti e quelli dietro gridavano: «Osanna! Beato colui che viene nel nome del Signore! 10Benedetto sia il regno che viene, il regno di Davide nostro padre! Osanna nel più alto dei cieli!”

— Parola di salvezza.

— Gloria a te, Signore.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
Primera lectura: Isaías 50,4-7

Escuchando la Palabra, contemplemos a Jesús como el Siervo sufriente, el que se despojó de sí mismo, siendo Hijo de Dios.

Lectura del libro del profeta Isaías – 4El Señor Dios me dio lengua entrenada, para saber hablar palabras de consuelo al abatido; Él me despierta cada mañana y agita mi oído para que preste atención como un discípulo. 5El Señor ha abierto mis oídos; No me resistí ni retrocedí. 6 Ofrecí mi espalda para que me golpearan y mis mejillas para que me arrancaran la barba; No aparté la cara de las bofetadas y los escupitajos. 7Pero el Señor Dios es mi ayudador, por eso no me dejé desanimar, mantuve mi rostro impasible como una piedra, porque sé que no seré humillado. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 21(22)

Dios mío, Dios mío, ¿por qué me has abandonado?

1. Todos los que me ven se ríen de mí, / tuercen los labios y mueven la cabeza: / “¡El Señor se ha encomendado, que lo libre / y ahora sálvalo, si es verdad que lo ama!” – r.

2. Numerosos perros me rodean furiosos, / y una banda de malvados me rodeó. / Me traspasaron las manos y los pies / y puedo contar todos mis huesos. – r.

3. Se reparten entre ellos mis vestidos / y echan a suertes mi túnica. / Pero tú, oh Señor mío, no te quedes lejos, / ¡oh fuerza mía, ven pronto en mi auxilio! – r.

4. ¡Anunciaré tu nombre a mis hermanos/ y en medio de la asamblea te alabaré! / ¡Ustedes que temen al Señor Dios, alábenlo, † glorifíquenlo, descendientes de Jacob, / y respétenlo, toda la raza de Israel! – r.

Segunda Lectura: Filipenses 2:6-11

Lectura de la carta de San Pablo a los Filipenses - 6Jesucristo, existiendo en condición divina, no hizo usurpación el ser igual a Dios, 7sino que se despojó a sí mismo, asumiendo la condición de esclavo y haciéndose igual a los hombres. Hallado con apariencia humana, 8 se humilló a sí mismo, haciéndose obediente hasta la muerte, y muerte de cruz. 9 Por eso Dios lo exaltó sobre todo y le dio el nombre que está sobre todo nombre. 10 Así que ante el nombre de Jesús se doble toda rodilla en el cielo, y en la tierra, y debajo de la tierra, 11 y toda lengua proclame: “Jesucristo es el Señor”, para gloria de Dios Padre. – Palabra del Señor.

Evangelio: Marcos 11:1-10 (más corto)

En aquel tiempo, 1 cuando se acercaban a Jerusalén, en la altura de Betfagé y Betania, junto al monte de los Olivos, Jesús envió dos discípulos, 2 diciendo: “Vayan a la aldea que está frente a ustedes y, tan pronto como entren allí, Encontrará un burro atado, que nunca ha sido armado. ¡Desátalo y tráelo aquí! 3Si alguien pregunta: "¿Por qué hacéis esto?", decid: "El Señor lo necesita, pero pronto lo enviará de regreso". 4 Fueron y encontraron un asno atado afuera de una puerta en la calle, y lo desató. 5 Algunos de los que estaban allí dijeron: “¿Qué hacéis desatando este pollino?” 6Los discípulos respondieron como Jesús había dicho, y se lo permitieron. 7 Entonces trajeron el pollino a Jesús, le pusieron sus mantos y Jesús montó en él. 8 Muchos extendieron sus mantos por el camino, otros esparcieron ramas que habían recogido en el campo. 9Los que estaban delante y los que estaban detrás gritaban: “¡Hosanna! ¡Bendito el que viene en el nombre del Señor! 10 ¡Bendito sea el reino venidero, el reino de nuestro padre David! ¡Hosanna en el cielo!
— Palabra de Salvación.
— Gloria a ti, Señor.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
First Reading: Isaiah 50.4-7

Listening to the Word, let us contemplate Jesus as the suffering Servant, the one who emptied himself, being the Son of God.

Reading from the book of the prophet Isaiah – 4The Lord God gave me a trained tongue, so that I may know how to speak words of comfort to the downcast person; He awakens me every morning and stirs my ear to pay attention like a disciple. 5The Lord has opened my ears; I didn't resist him or turn back. 6I offered my back to be beaten and my cheeks to pluck my beard; I didn't turn my face away from slaps and spit. 7But the Lord God is my helper, so I did not allow myself to be discouraged, I kept my face as impassive as stone, because I know that I will not be humiliated. - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 21(22)

My God, my God, why have you abandoned me?

1. All those who see me laugh at me, / twist their lips and shake their heads: / “The Lord has entrusted himself, let him free him / and now save him, if it is true that he loves him!” – R.

2. Numerous dogs surround me furiously, / and I was surrounded by a band of wicked people. / They pierced my hands and my feet / and I can count all my bones. – R.

3. They divide my clothes among themselves / and draw lots for my tunic. / But you, O my Lord, do not stay far away, / O my strength, come quickly to my aid! – R.

4. I will announce your name to my brothers / and in the midst of the assembly I will praise you! / You who fear the Lord God, give him praise, † glorify him, descendants of Jacob, / and respect him, all the race of Israel! – R.

Second Reading: Philippians 2:6-11

Reading of Saint Paul's letter to the Philippians - 6Jesus Christ, existing in a divine condition, did not make being equal to God a usurpation, 7but he emptied himself, assuming the condition of a slave and becoming equal to men. Found with human appearance, 8he humbled himself, becoming obedient to the point of death, even death on a cross. 9Therefore God exalted him above all and gave him the name that is above every name. 10So at the name of Jesus, every knee should bow, in heaven and on earth and under the earth, 11and every tongue should proclaim, “Jesus Christ is Lord,” to the glory of God the Father. – Word of the Lord.

Gospel: Mark 11:1-10

At that time, 1when they approached Jerusalem, at the height of Bethphage and Bethany, next to the Mount of Olives, Jesus sent two disciples, 2saying: “Go to the village in front of you and, as soon as you enter there, you will find a donkey tied. which has never been assembled. Untie him and bring him here! 3If anyone says, 'Why are you doing this?', say, 'The Lord needs him, but he will soon send him back.'" 4They went and found a donkey tied outside a door in the street, and they untied it. 5Some of those standing there said, “What are you doing, untying this colt?” 6The disciples responded as Jesus had said, and they allowed him. 7Then they brought the colt to Jesus, put their cloaks on it, and Jesus got on it. 8Many spread their cloaks along the way, others scattered branches that they had picked up in the fields. 9Those in front and those behind shouted, “Hosanna! Blessed is he who comes in the name of the Lord! 10Blessed be the coming kingdom, the kingdom of our father David! Hosanna in the highest heaven!”
— Word of Salvation.
— Glory to you, Lord.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!      

🇧🇷 23/03 Deus te abençoe. 🇮🇹 23/03 Dio ti benedica. 🇪🇸 23/03 Dios te bendiga. 🇺🇸 03/23 God bless you.

 
 


Leituras 🇧🇷
A Páscoa dos judeus estava próxima.

Primeira Leitura: Ezequiel 37,21-28
Leitura da profecia de Ezequiel – 21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo pecado que cometeram em sua infidelidade e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Jr 31
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
1. Ouvi, nações, a palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / “Quem dispersou Israel vai congregá-lo / e o guardará qual pastor a seu rebanho!” – R.
2. Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. / Voltarão para o monte de Sião, † entre brados e cantos de alegria / afluirão para as bênçãos do Senhor. – R.
3. Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra. – R.

Evangelho: João 11,45-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Era vicina la Pasqua dei Giudei.

Prima Lettura: Ezechiele 37,21-28
Lettura della profezia di Ezechiele – 21Così dice il Signore Dio: «Io stesso prenderò gli Israeliti dalle nazioni dove sono andati, li radunerò da ogni parte e li ricondurrò nella loro terra. 22Farò di loro una sola nazione nel paese, sui monti d'Israele, e un solo re regnerà su tutti loro. Non formeranno mai più due nazioni né si divideranno mai più in due regni. 23Non si maccheranno più dei loro idoli e non commetteranno più ignobili abominazioni. Ti libererò da ogni peccato che hai commesso nella tua infedeltà e ti purificherò. Saranno il mio popolo e io sarò il loro Dio. 24Il mio servo Davide regnerà su loro e ci sarà un solo pastore per tutti. Vivranno secondo i miei precetti e osserveranno le mie leggi, mettendole in pratica. 25Essi abiteranno nel paese che ho dato al mio servo Giacobbe, dove vissero i vostri padri; Anche loro vi abiteranno per sempre, con i loro figli e i loro nipoti, e il mio servo Davide sarà il loro principe per sempre. 26Farò con loro un'alleanza di pace, un'alleanza eterna. Li renderò stabili, li moltiplicherò e porrò il mio santuario in mezzo a loro per sempre. 27La mia casa sarà con loro. Sarò il loro Dio ed essi saranno il mio popolo. 28Così le nazioni sapranno che io, il Signore, santifico Israele, perché il mio santuario è in mezzo a loro per sempre». - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: Ger 31
Il Signore ci custodirà come un pastore il suo gregge.
1. Udite, nazioni, la parola del Signore / e proclamatela nelle isole più lontane: / «Colui che ha disperso Israele lo radunerà / e lo custodirà come un pastore sul suo gregge!». - R.
2. Poiché infatti il ​​Signore ha riscattato Giacobbe / e lo ha liberato dal potere dei superbi. / Torneranno al monte Sion, † tra grida e canti di gioia / accorreranno alle benedizioni del Signore. - R.
3. Allora la vergine danzerà di gioia, / esulteranno anche i giovani e i vecchi; / Cambierò il tuo lutto in gioia, / sarò consolazione e conforto dopo la guerra. - R.

Vangelo: Giovanni 11,45-56
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Giovanni – In quel tempo, 45molti Giudei che erano andati a casa di Maria e videro ciò che Gesù aveva fatto, credettero in lui. 46Ma alcuni andarono dai farisei e raccontarono loro ciò che Gesù aveva fatto. 47Allora i sommi sacerdoti e i farisei radunarono il sinedrio e dicevano: «Che dobbiamo fare? Quest'uomo esegue molti segni. 48Se lo lasciamo fare così, tutti crederanno in lui e verranno i Romani e distruggeranno il nostro luogo santo e la nostra nazione». 49Uno di loro, di nome Caifa, sommo sacerdote in carica quell'anno, disse: «Voi non capite nulla. 50Non capite che è meglio che uno solo muoia per il popolo, piuttosto che perisca l'intera nazione?». 51Caiafa non lo disse da solo. Come sommo sacerdote in carica quell’anno, profetizzò che Gesù sarebbe morto per la nazione. 52E non solo per la nazione, ma anche per radunare i figli di Dio dispersi. 53Da quel giorno le autorità giudaiche decisero di uccidere Gesù. 54Così Gesù non girava più in pubblico tra i Giudei. Si ritirò in una regione vicina al deserto, in una città chiamata Efraim. Lì rimase con i suoi discepoli. 55 Era vicina la Pasqua dei Giudei. Molte persone della campagna erano salite a Gerusalemme per purificarsi prima della Pasqua. 56Cercavano Gesù e, riunitisi nel tempio, commentavano tra loro: «Che ne pensate? Non verrà alla festa?"
— Parola di salvezza.
— Gloria a te, Signore.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
La Pascua de los judíos estaba cerca.

Primera Lectura: Ezequiel 37,21-28
Lectura de la profecía de Ezequiel – 21Esto dice el Señor Dios: “Yo mismo tomaré a los israelitas de entre las naciones adonde fueron, los reuniré de todas partes y los haré volver a su tierra. 22Haré de ellos una sola nación en la tierra, en los montes de Israel, y un solo rey reinará sobre todos ellos. Nunca más formarán dos naciones ni volverán a dividirse en dos reinos. 23Ya no se mancharán más con sus ídolos y nunca más cometerán abominaciones viles. Os libraré de todo pecado que habéis cometido en vuestra infidelidad y os purificaré. Ellos serán mi pueblo y yo seré su Dios. 24Mi siervo David reinará sobre ellos, y habrá un solo pastor para todos ellos. Vivirán según mis preceptos y guardarán mis leyes, poniéndolas en práctica. 25Vivirán en la tierra que di a mi siervo Jacob, donde vivieron vuestros padres; Allí también ellos habitarán para siempre, con sus hijos y sus nietos, y mi siervo David será su príncipe para siempre. 26Haré con ellos un pacto de paz, un pacto perpetuo. Los estableceré y los multiplicaré, y pondré mi santuario en medio de ellos para siempre. 27Mi hogar estará con ellos. Yo seré su Dios y ellos serán mi pueblo. 28Así sabrán las naciones que yo, el Señor, santifico a Israel, porque mi santuario está en medio de ellos para siempre. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: Jer 31
El Señor nos guardará como un pastor a su rebaño.
1. Oíd, naciones, la palabra del Señor / y proclamadla en las islas más lejanas: / “¡El que dispersó a Israel lo recogerá / y lo guardará como a un pastor sobre su rebaño!” – r.
2. Porque, en verdad, el Señor redimió a Jacob / y lo libró del poder de los arrogantes. / Volverán al monte Sión, † entre gritos y cánticos de alegría / acudirán a las bendiciones del Señor. – r.
3. Entonces la virgen bailará alegremente, / también los jóvenes y los viejos se regocijarán; / Cambiaré vuestro luto en alegría, / seré consuelo y consuelo después de la guerra. – r.

Evangelio: Juan 11,45-56
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Juan – En aquel tiempo, 45muchos de los judíos que habían ido a casa de María y vieron lo que Jesús había hecho, creyeron en él. 46Pero algunos fueron a los fariseos y les contaron lo que Jesús había hecho. 47 Entonces los sumos sacerdotes y los fariseos reunieron el concilio y dijeron: “¿Qué haremos? Este hombre realiza muchas señales. 48Si le dejamos seguir así, todos creerán en él, y vendrán los romanos y destruirán nuestro lugar santo y nuestra nación. 49Uno de ellos, llamado Caifás, sumo sacerdote en funciones ese año, dijo: “No entiendes nada. 50¿No os dais cuenta de que es mejor que una persona muera por el pueblo, que que perezca toda la nación? 51Caifás no habló esto solo. Como sumo sacerdote en ejercicio ese año, profetizó que Jesús moriría por la nación. 52Y no sólo para la nación, sino también para reunir a los hijos de Dios dispersos. 53A partir de ese día, las autoridades judías decidieron matar a Jesús. 54Así que Jesús ya no andaba públicamente entre los judíos. Se retiró a una región cercana al desierto, a una ciudad llamada Efraín. Allí permaneció con sus discípulos. 55 Estaba cerca la Pascua de los judíos. Mucha gente del campo había subido a Jerusalén para purificarse antes de Pascua. 56Buscaban a Jesús y, cuando se reunieron en el templo, comentaban entre ellos: “¿Qué os parece? ¿No vendrá a la fiesta?
— Palabra de Salvación.
— Gloria a ti, Señor.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
The Passover of the Jews was near.

First Reading: Ezekiel 37,21-28
Reading of Ezekiel's prophecy – 21This is what the Lord God says: “I myself will take the Israelites from among the nations where they have gone, I will gather them from everywhere and bring them back to their land. 22I will make them a single nation in the land, in the mountains of Israel, and only one king will reign over them all. They will never again form two nations nor divide themselves into two kingdoms again. 23They will no longer stain themselves with their idols and will never again commit vile abominations. I will free you from every sin you have committed in your unfaithfulness and I will purify you. They will be my people and I will be their God. 24My servant David will reign over them, and there will be one shepherd for them all. They will live according to my precepts and keep my laws, putting them into practice. 25They will live in the country that I gave to my servant Jacob, where your fathers lived; They too will dwell there forever, with their children and grandchildren, and my servant David will be their prince forever. 26I will make a covenant of peace with them, an everlasting covenant. I will establish them and multiply them, and I will place my sanctuary in their midst forever. 27My home will be with them. I will be their God and they will be my people. 28So the nations will know that I, the Lord, sanctify Israel, because my sanctuary is in their midst forever.” - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: Jer 31
The Lord will guard us like a shepherd his flock.
1. Hear, O nations, the word of the Lord / and proclaim it in the most distant islands: / “He who scattered Israel will gather him / and will guard him like a shepherd over his flock!” – R.
2. For, indeed, the Lord redeemed Jacob / and freed him from the power of the arrogant. / They will return to Mount Zion, † amid shouts and songs of joy / they will flock to the blessings of the Lord. – R.
3. Then the virgin will dance joyfully, / also the young and the old will exult; / I will change her mourning into joy, / I will be consolation and comfort after the war. – R.

Gospel: John 11,45-56
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to John – At that time, 45many of the Jews who had gone to Mary's house and saw what Jesus had done, believed in him. 46But some went to the Pharisees and told them what Jesus had done. 47Then the high priests and the Pharisees gathered the council together and said, “What shall we do? This man performs many signs. 48If we let him continue like this, everyone will believe in him, and the Romans will come and destroy our holy place and our nation.” 49One of them, named Caiaphas, high priest in office that year, said: “You understand nothing. 50Don’t you realize that it is better for one person to die for the people than for the entire nation to perish?” 51Caiaphas did not speak this on his own. As high priest in office that year, he prophesied that Jesus would die for the nation. 52And not only for the nation, but also to gather together the scattered children of God. 53From that day on, the Jewish authorities decided to kill Jesus. 54So Jesus no longer went around among the Jews in public. He withdrew to a region near the desert, to a city called Ephraim. There he remained with his disciples. 55The Passover of the Jews was near. Many people from the countryside had gone up to Jerusalem to purify themselves before Easter. 56They were looking for Jesus and, when they gathered in the temple, they commented among themselves: “What do you think? Is he not coming to the party?”
— Word of Salvation.
— Glory to you, Lord.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!      

2024/03/22

🇧🇷 22/03 Deus te abençoe. 🇮🇹 22/03 Dio ti benedica. 🇪🇸 22/03 Dios te bendiga. 🇺🇸 03/22 God bless you.


 

Leituras 🇧🇷
O Pai está em mim e eu no Pai.

Primeira Leitura: Jeremias 20,10-13
Leitura do livro do profeta Jeremias – 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano, e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”. 11Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 17(18)
Ao Senhor eu invoquei na minha angústia, / e ele escutou a minha voz.
1. Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, / minha rocha, meu refúgio e salvador! – R.
2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, † minha força e poderosa salvação, / sois meu escudo e proteção: em vós espero! / Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! / E dos meus perseguidores serei salvo! – R.
3. Ondas da morte me envolveram totalmente, / e as torrentes da maldade me aterraram; / os laços do abismo me amarraram / e a própria morte me prendeu em suas redes. – R.
4. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia / e elevei o meu clamor para o meu Deus; / de seu templo ele escutou a minha voz, / e chegou a seus ouvidos o meu grito. – R.

Evangelho: João 10,31-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia quando eu digo que sou Filho de Deus, eu, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Il Padre è in me e io nel Padre.

Prima Lettura: Geremia 20,10-13
Leggendo dal libro del profeta Geremia – 10Ho sentito gli insulti di tanti uomini e li ho visti diffondere la paura intorno: “Denunciatelo, denunciamolo”. Tutti i miei amici osservavano i miei fallimenti: “Forse commette un errore e possiamo prenderlo e vendicarci”. 11Ma il Signore è al mio fianco come un forte guerriero; perciò coloro che mi perseguitano cadranno sconfitti. Poiché non hanno avuto successo, si copriranno di vergogna. Infamia eterna, che non passa mai! 12O Signore degli eserciti, che metti alla prova il giusto e vedi i sentimenti del cuore, ti prego, mostrami la tua vendetta su di loro; poiché ti ho dichiarato la mia causa. 13Cantate al Signore, lodate il Signore, perché ha salvato la vita di un povero dalle mani degli empi. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 17(18)
Nella mia angoscia ho invocato il Signore, / ed egli ha ascoltato la mia voce.
1. Ti amo, o Signore! Tu sei la mia forza, / la mia roccia, il mio rifugio e salvatore! - R.
2. O mio Dio, tu sei la roccia che mi protegge, † mia forza e mia salvezza potente, / sei mio scudo e mia protezione: in te spero! / Invocherò il mio Signore: a lui sia la gloria! / E dai miei persecutori sarò salvato! - R.
3. Onde di morte mi hanno completamente avvolto, / e torrenti di malvagità mi hanno terrorizzato; / mi legavano i legami dell'abisso / e la morte stessa mi ha intrappolato nelle sue reti. - R.
4. Al Signore ho invocato nella mia angoscia / e ho elevato il mio grido al mio Dio; / dal suo tempio udì la mia voce, / e il mio grido giunse ai suoi orecchi. - R.

Vangelo: Giovanni 10,31-42
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Giovanni – In quel tempo, 31i Giudei raccolsero delle pietre per lapidare Gesù. 32Ed egli disse loro: «Per comando del Padre vi ho mostrato molte opere buone. Per quale vuoi lapidarmi?» 33I Giudei risposero: «Non vogliamo lapidarti per le tue buone opere, ma per la bestemmia, perché tu, che sei solo uomo, ti fai Dio!». 34Gesù disse: «Non sta scritto nella vostra legge: "Io ho detto: voi siete dei"? 35Ora nessuno può annullare la Scrittura: se la Legge chiama dèi il popolo al quale è stata rivolta la parola di Dio, 36perché allora mi accusate di bestemmia quando dico che sono Figlio di Dio, io, che il Padre ha consacrato e inviato al mondo? 37Se non faccio le opere del Padre mio, non credetemi. 38Ma se le faccio, anche se non volete credere a me, credete alle mie opere, affinché possiate conoscere e riconoscere che il Padre è in me e io nel Padre». 39Cercarono di nuovo di arrestare Gesù, ma egli sfuggì dalle loro mani. 40Gesù passò al di là del Giordano e si recò nel luogo dove prima Giovanni aveva battezzato. E lì è rimasto. 41Molti si avvicinarono a lui e dissero: «Giovanni non ha fatto alcun segno, ma tutto quello che ha detto riguardo a quest'uomo è vero». 42E molti là credettero in lui.
— Parola di salvezza.
— Gloria a te, Signore.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
El Padre está en mí y yo en el Padre.

Primera lectura: Jeremías 20,10-13
Lectura del libro del profeta Jeremías – 10 Escuché los insultos de tantos hombres y los vi esparcir miedo: “Denunciadlo, denunciémoslo”. Todos mis amigos observaron mis fracasos: "Tal vez cometa un error y podamos atraparlo y vengarnos de él". 11Pero el Señor está a mi lado como un guerrero fuerte; por tanto, los que me persiguen caerán derrotados. Por no haber tenido éxito, se cubrirán de vergüenza. ¡Infamia eterna, que nunca pasa! 12 Oh Señor de los ejércitos, que pruebas al justo y ves los sentimientos del corazón, te ruego que me muestres tu venganza sobre ellos; porque os he declarado mi causa. 13Cantad al Señor, alabad al Señor, porque salvó la vida de un pobre de manos de los malvados. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 17(18)
Invoqué al Señor en mi angustia, / y él escuchó mi voz.
1. ¡Te amo, oh Señor! ¡Tú eres mi fuerza, / mi roca, mi refugio y salvador! – r.
2. Oh Dios mío, tú eres la roca que me cobija, † mi fortaleza y poderosa salvación, / tú eres mi escudo y protección: ¡en ti espero! / Invocaré a mi Señor: ¡a él sea la gloria! / ¡Y de mis perseguidores seré salvo! – r.
3. Olas de muerte me han envuelto por completo, / y torrentes de maldad me han aterrorizado; / me ataron las ataduras del abismo / y la misma muerte me atrapó en sus redes. – r.
4. Al Señor invoqué en mi angustia / y elevé mi clamor a mi Dios; / desde su templo escuchó mi voz, / y mi clamor llegó a sus oídos. – r.

Evangelio: Juan 10,31-42
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Juan – En aquel tiempo, 31los judíos recogieron piedras para apedrear a Jesús. 32Y él les dijo: Por mandato del Padre os he mostrado muchas buenas obras. ¿Por cuál quieres apedrearme? 33Los judíos respondieron: «No queremos apedrearte por buenas obras, sino por blasfemia, porque, siendo sólo un hombre, te haces Dios». 34Jesús dijo: “¿No está escrito en vuestra Ley: “Yo dije: Vosotros sois dioses”? 35 Ahora bien, nadie puede anular la Escritura: si la Ley llama dioses al pueblo a quien fue dirigida la palabra de Dios, 36 ¿por qué entonces me acusáis de blasfemia cuando digo que soy el Hijo de Dios, yo, a quien el Padre consagró y enviado al mundo? 37Si no hago las obras de mi Padre, no me creáis. 38Pero si las hago, aunque no queráis creerme, creed en mis obras, para que sepáis y reconozcáis que el Padre está en mí y yo en el Padre”. 39 Nuevamente intentaron arrestar a Jesús, pero se les escapó de las manos. 40Jesús pasó al otro lado del Jordán y fue al lugar donde Juan había bautizado anteriormente. Y ahí quedó. 41Muchos se acercaban a él y decían: "Juan no hizo ninguna señal, pero todo lo que dijo de este hombre es verdad". 42Y muchos creyeron allí en él.
— Palabra de Salvación.
— Gloria a ti, Señor.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
The Father is in me and I in the Father.

First Reading: Jeremiah 20:10-13
Reading from the book of the prophet Jeremiah – 10I heard the insults of so many men and saw them spreading fear around: “Denounce him, let us denounce him”. All my friends observed my failures: “Maybe he makes a mistake, and we can catch him and get even with him.” 11But the Lord is by my side like a strong warrior; therefore, those who persecute me will fall defeated. Because they have not been successful, they will cover themselves with shame. Eternal infamy, which never goes away! 12O Lord of hosts, who tests the righteous man and sees the feelings of the heart, I pray you, show me your vengeance on them; for I have declared my cause to you. 13Sing to the Lord, praise the Lord, for he saved the life of a poor man from the hands of the wicked. - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 17(18)
I called upon the Lord in my anguish, / and he heard my voice.
1. I love you, O Lord! You are my strength, / my rock, my refuge and savior! – R.
2. O my God, you are the rock that shelters me, † my strength and powerful salvation, / you are my shield and protection: in you I hope! / I will call on my Lord: to him be the glory! / And from my persecutors I will be saved! – R.
3. Waves of death have completely enveloped me, / and the torrents of wickedness have terrified me; / the bonds of the abyss tied me / and death itself trapped me in its nets. – R.
4. To the Lord I called in my distress / and raised my cry to my God; / from his temple he heard my voice, / and my cry reached his ears. – R.

Gospel: John 10,31-42
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to John – At that time, 31the Jews picked up stones to stone Jesus. 32And he said to them, “By the command of the Father, I have shown you many good works. Which one do you want to stone me for?” 33The Jews replied, “We do not want to stone you because of good works, but because of blasphemy, because, being just a man, you make yourself God!” 34Jesus said, “Is it not written in your Law: ‘I said: You are gods’? 35Now no one can nullify the Scripture: if the Law calls the people to whom the word of God was addressed gods, 36why then do you accuse me of blasphemy when I say that I am the Son of God, I, whom the Father consecrated and sent to the world? 37If I do not do the works of my Father, do not believe me. 38But if I do them, even if you do not want to believe me, believe my works, so that you may know and acknowledge that the Father is in me and I in the Father.” 39Again they tried to arrest Jesus, but he escaped from their hands. 40Jesus crossed over to the other side of the Jordan and went to the place where John had previously baptized. And he remained there. 41Many came to him and said, “John did not perform any sign, but everything he said about this man is true.” 42And many there believed in him.
— Word of Salvation.
— Glory to you, Lord.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!      

2024/03/21

🇧🇷 21/03 Deus te abençoe. 🇮🇹 21/03 Dio ti benedica. 🇪🇸 21/03 Dios te bendiga. 🇺🇸 03/21 God bless you.



 

Leituras 🇧🇷
Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.

Primeira Leitura: Gênesis 17,3-9
Leitura do livro do Gênesis – Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. 6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 104(105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
1. Procurai o Senhor Deus e seu poder, / buscai constantemente a sua face! / Lembrai as maravilhas que ele fez, / seus prodígios e as palavras de seus lábios! – R.
2. Descendentes de Abraão, seu servidor, / e filhos de Jacó, seu escolhido, / ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, / vigoram suas leis em toda a terra. – R.
3. Ele sempre se recorda da Aliança, / promulgada a incontáveis gerações; / da Aliança que ele fez com Abraão / e do seu santo juramento a Isaac. – R.

Evangelho: João 8,51-59
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!?” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do templo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Se qualcuno osserva la mia parola, non vedrà la morte.

Prima Lettura: Genesi 17,3-9
Lettura dal libro della Genesi – In quei giorni 3Abramo cadde con la faccia a terra. 4Dio gli disse: «Questa è la mia alleanza con te: sarai padre di una moltitudine di nazioni. 5Non ti chiamerai più Abramo, ma il tuo nome sarà Abramo, perché padre di una moltitudine di nazioni ti farò. 6Farò crescere la tua discendenza all'infinito. Farò sorgere da te nazioni e da te usciranno dei re. 7 Stabilirò la mia alleanza tra me e te e la tua discendenza per sempre; un patto eterno, affinché io possa essere il tuo Dio e il Dio della tua discendenza. 8A te e alla tua discendenza darò in possesso per sempre il paese dove abiti come straniero, tutto il paese di Canaan. E sarò il Dio della tua discendenza”. 9Dio disse ad Abramo: «Osserva la mia alleanza, tu e la tua discendenza, per sempre». - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 104(105)
Il Signore si ricorda sempre dell'Alleanza!
1. Cerca il Signore Dio e la sua potenza, / cerca costantemente il suo volto! / Ricorda i prodigi che fece, / i suoi prodigi e le parole delle sue labbra! - R.
2. Discendenza di Abramo, suo servo, / e figli di Giacobbe, suo eletto, / lui stesso, il Signore, è il nostro Dio, / su tutta la terra vigono le sue leggi. - R.
3. Si ricorda sempre dell'Alleanza, / promulgata a innumerevoli generazioni; / dell'Alleanza stretta con Abramo / e del suo santo giuramento a Isacco. - R.

Vangelo: Giovanni 8,51-59
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Giovanni – In quel tempo Gesù disse ai Giudei: 51 «In verità, in verità vi dico: se qualcuno osserva la mia parola, non vedrà la morte». 52Allora i Giudei dissero: «Ora sappiamo che hai un demonio. Abramo è morto e anche i profeti sono morti, e voi dite: "Se qualcuno osserva la mia parola, non vedrà la morte". 53Sei tu più grande del nostro padre Abramo, che morì come i profeti? Chi fingi di essere?" 54Gesù rispose: «Se glorifico me stesso, la mia gloria non vale nulla. Colui che mi glorifica è mio Padre, colui che tu dici è tuo Dio. 55Eppure non lo conosci. Ma lo conosco, e se dicessi che non lo conosco, sarei un bugiardo come te! Ma lo conosco e mantengo la sua parola. 56Tuo padre Abramo si è rallegrato nel vedere il mio giorno; lo vide e ne fu felice. 57 Allora i Giudei gli dissero: «Non hai nemmeno cinquant'anni e hai visto Abramo?». 58Gesù rispose: «In verità, in verità ti dico, prima che Abramo fosse, io sono». 59Allora raccolsero delle pietre per lapidare Gesù, ma egli si nascose e uscì dal tempio.
— Parola di salvezza.
— Gloria a te, Signore.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
Si alguno cumple mi palabra, nunca verá la muerte.

Primera lectura: Génesis 17,3-9
Lectura del libro del Génesis – En aquellos días, 3Abram cayó rostro en tierra. 4Y Dios le dijo: Este es mi pacto contigo: serás padre de multitud de naciones. 5 Ya no te llamarás Abram, sino que tu nombre será Abraham, porque yo te pondré por padre de multitud de naciones. 6Haré que tu descendencia crezca infinitamente. Haré surgir de ti naciones, y reyes surgirán de ti. 7Estableceré mi pacto entre mí y tú y tu descendencia para siempre; un pacto eterno, para que yo sea tu Dios y el Dios de tu descendencia. 8A ti y a tu descendencia te daré la tierra en la que habitas como extranjero, todo el país de Canaán, en posesión para siempre. Y yo seré el Dios de tu descendencia”. 9Dios dijo a Abraham: “Guarda mi pacto, tú y tu descendencia para siempre”. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 104(105)
¡El Señor siempre se acuerda de la Alianza!
1. ¡Buscad al Señor Dios y su poder, / buscad constantemente su rostro! / ¡Recuerda las maravillas que hizo, / sus maravillas y las palabras de sus labios! – r.
2. Descendientes de Abraham, su siervo, / e hijos de Jacob, su elegido, / él mismo, el Señor, es nuestro Dios, / sus leyes rigen en toda la tierra. – r.
3. Recuerda siempre la Alianza, / promulgada a incontables generaciones; / de la Alianza que hizo con Abraham / y de su santo juramento a Isaac. – r.

Evangelio: Juan 8,51-59
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Juan – En aquel tiempo, Jesús dijo a los judíos: 51 “De cierto, de cierto os digo, que el que guarda mi palabra, no verá muerte jamás”. 52 Entonces los judíos dijeron: Ahora sabemos que tienes un demonio. Abraham murió y también los profetas, y decís: 'El que guarda mi palabra, no verá muerte jamás'. 53 ¿Eres tú mayor que nuestro padre Abraham, que murió como los profetas? ¿Quién pretendes ser? 54Jesús respondió: «Si me glorifico a mí mismo, mi gloria es vana. El que me glorifica es mi Padre, el que decís es vuestro Dios. 55Sin embargo, no lo conocéis. Pero lo conozco, y si dijera que no lo conozco, ¡sería un mentiroso como tú! Pero lo conozco y cumplo su palabra. 56 Abraham vuestro padre se alegró de ver mi día; lo vio y se alegró”. 57 Entonces los judíos le dijeron: “¿¡Aún no tienes cincuenta años y has visto a Abraham!?” 58Jesús respondió: De cierto, de cierto os digo: antes que Abraham naciera, yo soy. 59 Entonces tomaron piedras para apedrear a Jesús, pero él se escondió y salió del templo.
— Palabra de Salvación.
— Gloria a ti, Señor.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
If anyone keeps my word, he will never see death.

First Reading: Genesis 17,3-9
Reading from the book of Genesis – In those days, 3Abram fell face down on the ground. 4And God said to him, “This is my covenant with you: You will be the father of a multitude of nations. 5You will no longer be called Abram, but your name will be Abraham, for I will make you the father of a multitude of nations. 6I will make your descendants grow infinitely. I will raise up nations from you, and kings will come from you. 7I will establish my covenant between me and you and your descendants forever; an everlasting covenant, that I may be your God and the God of your descendants. 8To you and to your descendants I will give the land in which you live as a foreigner, the entire country of Canaan, as a possession forever. And I will be the God of your descendants.” 9God said to Abraham, “Keep my covenant, you and your descendants forever.” - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 104(105)
The Lord always remembers the Covenant!
1. Seek the Lord God and his power, / constantly seek his face! / Remember the wonders he did, / his wonders and the words from his lips! – R.
2. Descendants of Abraham, his servant, / and children of Jacob, his chosen one, / himself, the Lord, is our God, / his laws are in force throughout the earth. – R.
3. He always remembers the Covenant, / promulgated to countless generations; / of the Covenant he made with Abraham / and of his holy oath to Isaac. – R.

Gospel: John 8,51-59
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to John – At that time, Jesus said to the Jews: 51 “Truly, truly, I tell you, if anyone keeps my word, he will never see death.” 52Then the Jews said, “Now we know that you have a demon. Abraham died and so did the prophets, and you say: 'If anyone keeps my word, he will never see death.' 53Are you greater than our father Abraham, who died, as did the prophets? Who do you pretend to be?” 54Jesus replied, “If I glorify myself, my glory is worthless. The one who glorifies me is my Father, the one you say is your God. 55Yet you do not know him. But I know him, and if I said I didn't know him, I would be a liar like you! But I know him and I keep his word. 56Your father Abraham rejoiced to see my day; he saw it and was glad.” 57The Jews then said to him, “You are not even fifty years old and you have seen Abraham!?” 58Jesus answered, “Truly, truly, I tell you, before Abraham was, I am.” 59So they picked up stones to stone Jesus, but he hid and left the temple.
— Word of Salvation.
— Glory to you, Lord.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!      

2024/03/20

🇧🇷 20/03 Deus te abençoe. 🇮🇹 20/03 Dio ti benedica. 🇪🇸 20/03 Dios te bendiga. 🇺🇸 03/20 God bless you.


 

Leituras 🇧🇷
Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Primeira Leitura: Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95
Leitura da profecia de Daniel – Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?” 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isso; 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses, tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”. 19A essas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49Mas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”. 95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro deus que não fosse o seu Deus”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!
1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / Sede bendito, nome santo e glorioso. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.
2. No templo santo onde refulge a vossa glória. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / E em vosso trono de poder vitorioso. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.
3. Sede bendito, que sondais as profundezas. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / E superior aos querubins vos assentais. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.
4. Sede bendito no celeste firmamento. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.
5. Obras todas do Senhor, glorificai-o. / A ele louvor, honra e glória eternamente! – R.

Evangelho: João 8,31-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “O nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isso, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Conoscerai la verità e la verità ti renderà libero.

Prima Lettura: Daniele 3,14-20,24,49,91-92,95
Lettura della profezia di Daniele - In quei giorni, 14il re Nabucodonosor parlò e disse: “È vero, Sidrac, Misac e Abdenago, che non adorate i miei dei e non adorate la statua d'oro che avevo ordinato fosse eretta? 15E ora, quando udite suonare la tromba, il flauto, la cetra, l'arpa, il salterio, i flauti e ogni sorta di strumenti, siete pronti a prostrarvi e ad adorare la statua che ho ordinato che fosse fatta? Ma se non adorerai, subito sarai gettato nella fornace ardente; e quale Dio può liberarti dalle mie mani?» 16Sidrac, Misac e Abdenago risposero al re Nabucodonosor: «Non abbiamo bisogno di risponderti su questo; 17Se il nostro Dio, che noi adoriamo, può liberarci dalla fornace ardente, potrà anche liberarci dalla tua mano, o re. 18Ma se non vuole liberarci, sappi, o re, che noi non adoreremo i tuoi dèi, né adoreremo la statua d'oro che tu hai ordinato fosse fatta». 19A queste parole Nabucodonosor fu pieno di sdegno contro Sidrac, Misach e Abdenago, tanto che l'espressione del suo volto cambiò; Diede ordine di accendere la fornace con sette volte più fuoco del solito 20e ordinò ai soldati più forti dell'esercito di legare Sidrac, Misac e Abdenago e di gettarli nella fornace ardente. 24I tre giovani camminavano avanti e indietro in mezzo alle fiamme, cantando inni a Dio e benedicendo il Signore. 49Ma in quel momento l'angelo del Signore era sceso nella fornace verso Azaria e i suoi compagni. 91Il re Nabucodonosor, colpito dallo stupore, si alzò in fretta e chiese ai suoi ministri: «Non abbiamo gettato in mezzo al fuoco tre uomini strettamente legati?». Risposero al re: “È vero, o re”. 92Egli disse: «Ma vedo quattro uomini che camminano liberamente in mezzo al fuoco, senza subire alcun danno, e l'aspetto del quarto uomo è simile a quello di un figlio di Dio». 95Nabucodonosor esclamò: «Benedetto sia il Dio di Sidrac, Misach e Abdenago, che mandò il suo angelo e liberò i suoi servi, che riposero in lui la loro fiducia e trasgredirono il decreto del re, preferendo dare la vita piuttosto che servire e adorare qualsiasi altro dio che il tuo Dio”. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: Dn 3
A te la lode, l'onore e la gloria eterna!
1. Sii benedetto, Signore Dio dei nostri padri. / A te lode, onore e gloria eternamente! / Sii benedetto, nome santo e glorioso. / A te lode, onore e gloria eternamente! - R.
2. Nel tempio santo dove rifulge la tua gloria. / A te lode, onore e gloria eternamente! / E sul tuo trono di potenza vittoriosa. / A te lode, onore e gloria eternamente! - R.
3. Sii beato chi sonda le profondità. / A te lode, onore e gloria eternamente! / E tu siedi sopra i cherubini. / A te la lode, l'onore e la gloria eterna! - R.
4. Sii benedetto nel firmamento celeste. / A te la lode, l'onore e la gloria eterna! - R.
5. Tutte le opere del Signore, glorificatelo. / A lui lode, onore e gloria eternamente! - R.

Vangelo: Giovanni 8,31-42
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Giovanni – In quel tempo, 31Gesù disse ai Giudei che avevano creduto in lui: «Se rimanete fedeli alla mia parola, sarete veramente miei discepoli, 32e conoscerete la verità e la verità ti renderà libero”. 33Risposero: «Noi siamo discendenza di Abramo e non siamo mai stati schiavi di nessuno. Come puoi dire: “Sarai libero”?” 34Gesù rispose: «In verità, in verità ti dico: chiunque commette il peccato è schiavo del peccato. 35Lo schiavo non rimane per sempre nella famiglia, ma il figlio vi rimane per sempre. 36Se dunque il Figlio vi renderà liberi, sarete veramente liberi. 37So che siete discendenza di Abramo; tu però cerchi di uccidermi, perché la mia parola non è da te accettata. 38Dico quello che ho visto al Padre; e fai quello che hai sentito da tuo padre. 39Risposero: «Nostro padre è Abramo». Gesù disse loro: “Se siete figli di Abramo, fate le opere di Abramo! 40Ma ora voi cercate di uccidere me che vi ho detto la verità che ho udito da Dio. Questo Abramo non lo fece. 41Tu fai le opere di tuo padre». Allora gli dissero: “Noi non siamo nati da adulterio, abbiamo un solo padre: Dio”. 42Gesù rispose loro: «Se Dio fosse vostro Padre, certamente mi amereste, perché sono uscito da Dio e sono venuto. io non sono venuto da me stesso, ma lui mi ha mandato».
— Parola di salvezza.
— Gloria a te, Signore.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
Conocerás la verdad y la verdad te hará libre.

Primera Lectura: Daniel 3,14-20,24,49,91-92,95
Lectura de la profecía de Daniel - En aquellos días, 14 el rey Nabucodonosor habló y dijo: “¿Es cierto, Sidrac, Misac y Abdenago, que no adoráis a mis dioses y no adoráis la estatua de oro que mandé erigir? 15Y ahora, cuando oyáis tocar la trompeta, la flauta, la lira, el arpa, el salterio, la flauta y toda clase de instrumentos, ¿estáis preparados para postraros y adorar la estatua que yo mandé hacer? Pero si no adoráis, inmediatamente seréis echados en el horno de fuego; ¿Y qué dios os podrá librar de mis manos? 16Sidrac, Misac y Abdenago respondieron al rey Nabucodonosor: “No es necesario que te respondamos sobre esto; 17 Si nuestro Dios, a quien adoramos, puede librarnos del horno de fuego, también podrá librarnos de tu mano, oh rey. 18Pero si no quiere liberarnos, debes saber, oh rey, que no adoraremos a tus dioses, ni adoraremos la estatua de oro que tú ordenaste que se hiciera. 19 Al oír estas palabras, Nabucodonosor se llenó de ira contra Sidrac, Misach y Abdenago, tanto que la expresión de su rostro cambió; Dio orden de encender el horno con siete veces más fuego de lo habitual 20 y ordenó a los soldados más fuertes del ejército que ataran a Sidrac, Misac y Abdenago y los arrojaran al horno de fuego. 24Los tres jóvenes caminaban de un lado a otro en medio de las llamas, cantando himnos a Dios y bendiciendo al Señor. 49Pero al mismo tiempo el ángel del Señor había descendido al horno donde Azarías y sus compañeros. 91El rey Nabucodonosor, lleno de asombro, se levantó apresuradamente y preguntó a sus ministros: “¿No arrojamos a tres hombres fuertemente atados en medio del fuego?” Ellos respondieron al rey: “Es verdad, oh rey”. 92Él dijo: “Pero veo a cuatro hombres caminando libremente en medio del fuego, sin sufrir ningún daño, y el aspecto del cuarto hombre es semejante al de un hijo de Dios”. 95 Nabucodonosor exclamó: «Bendito sea el Dios de Sidrac, Misach y Abdenago, que envió su ángel y liberó a sus siervos, que confiaron en él y transgredieron el decreto del rey, prefiriendo dar sus vidas antes que servir y adorar a cualquier otro dios que no fuera tu Dios." - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: Dn 3
¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente!
1. Sea bendito, Señor Dios de nuestros padres. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! / Sea bendito, nombre santo y glorioso. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! – r.
2. En el santo templo donde resplandece tu gloria. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! / Y en tu trono de poder victorioso. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! – r.
3. Bienaventurados los que sondeáis las profundidades. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! / Y tú te sientas encima de los querubines. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! – r.
4. Sean benditos en el firmamento celestial. / ¡A ti alabanza, honor y gloria eternamente! – r.
5. Todas las obras del Señor, glorifiquenle. / ¡A él alabanza, honor y gloria eternamente! – r.

Evangelio: Juan 8,31-42
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Juan – En aquel tiempo, 31Jesús dijo a los judíos que habían creído en él: «Si permanecéis en mi palabra, seréis verdaderamente mis discípulos, 32y conoceréis la verdad y la verdad. la verdad os hará libres”. 33 Ellos respondieron: “Somos descendientes de Abraham y nunca hemos sido esclavos de nadie. ¿Cómo puedes decir: “Serás libre”?” 34Jesús respondió: De cierto, de cierto os digo, que todo aquel que hace pecado, esclavo es del pecado. 35El esclavo no permanece en una familia para siempre, pero el hijo permanece en ella para siempre. 36Así que, si el Hijo os libera, seréis verdaderamente libres. 37Sé que sois descendientes de Abraham; sin embargo, procuráis matarme, porque mi palabra no es aceptada por vosotros. 38Hablo lo que vi con el Padre; y haz lo que oíste de tu padre”. 39 Ellos respondieron: “Nuestro padre es Abraham”. Jesús les dijo: «Si sois hijos de Abraham, ¡haced las obras de Abraham! 40Pero ahora queréis matarme a mí, que os dije la verdad que oí de Dios. Esto no lo hizo Abraham. 41Tú haces las obras de tu padre. Entonces le dijeron: “Nosotros no nacimos de adulterio, tenemos un solo padre: Dios”. 42Jesús les respondió: «Si Dios fuera vuestro Padre, ciertamente me amaríais, porque yo salí de Dios y vine. Yo no vine solo, sino que él me envió”.
— Palabra de Salvación.
— Gloria a ti, Señor.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
You will know the truth, and the truth will set you free.

First Reading: Daniel 3,14-20,24,49,91-92,95
Reading of Daniel's prophecy - In those days, 14King Nebuchadnezzar spoke and said: “Is it true, Sidrac, Misac and Abdenago, that you do not worship my gods and do not worship the golden statue that I ordered to be erected? 15And now, when you hear the trumpet, flute, lyre, harp, psaltery, pipes, and all kinds of instruments playing, are you ready to fall down and worship the statue that I ordered to be made? But if you do not worship, you will immediately be thrown into the fiery furnace; and what god can deliver you out of my hands?” 16Sidrac, Misac, and Abdenago answered King Nebuchadnezzar, “There is no need for us to answer you about this; 17If our God, whom we worship, can deliver us from the fiery furnace, he will also be able to deliver us from your hand, O king. 18But if he does not want to free us, know, O king, that we will not worship your gods, nor will we worship the golden statue that you ordered to be made.” 19At these words, Nebuchadnezzar was filled with anger against Sidrac, Misach and Abdenago, so much so that the expression on his face changed; He gave the order to light the furnace with seven times as much fire as usual 20and ordered the strongest soldiers in the army to tie up Sidrac, Misach and Abdenago and throw them into the fiery furnace. 24The three young men walked back and forth in the midst of the flames, singing hymns to God and blessing the Lord. 49But the angel of the Lord had simultaneously descended into the furnace to Azariah and his companions. 91King Nebuchadnezzar, struck with astonishment, hurriedly stood up and asked his ministers, “Didn’t we throw three men tightly bound into the middle of the fire?” They answered the king: “It is true, O king.” 92He said: “But I see four men walking freely in the midst of the fire, without suffering any harm, and the appearance of the fourth man is similar to that of a son of God.” 95Nebuchadnezzar exclaimed, “Blessed be the God of Sidrac, Misach and Abdenago, who sent his angel and freed his servants, who put their trust in him and transgressed the king's decree, preferring to give their lives rather than serve and worship any other god than your God.” - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: Dn 3
To you praise, honor and glory eternally!
1. Be blessed, Lord God of our fathers. / To you praise, honor and glory eternally! / Be blessed, holy and glorious name. / To you praise, honor and glory eternally! – R.
2. In the holy temple where your glory shines. / To you praise, honor and glory eternally! / And on your throne of victorious power. / To you praise, honor and glory eternally! – R.
3. Be blessed, who probe the depths. / To you praise, honor and glory eternally! / And you sit above the cherubim. / To you praise, honor and glory eternally! – R.
4. Be blessed in the heavenly firmament. / To you praise, honor and glory eternally! – R.
5. All works of the Lord, glorify him. / To him praise, honor and glory eternally! – R.

Gospel: John 8,31-42
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to John – At that time, 31Jesus said to the Jews who had believed in him: “If you continue in my word, you will truly be my disciples, 32and you will know the truth, and the truth will set you free”. 33They replied, “We are descendants of Abraham and have never been slaves to anyone. How can you say, ‘You will be free’?” 34Jesus answered, “Truly, truly, I say to you, everyone who commits sin is a slave to sin. 35A slave does not remain in a family forever, but a son remains in it forever. 36If therefore the Son sets you free, you will be truly free. 37I know that you are descendants of Abraham; however, you seek to kill me, because my word is not accepted by you. 38I speak what I saw with the Father; and you do what you heard from your father.” 39They answered, “Our father is Abraham.” Jesus said to them, “If you are Abraham’s children, do the works of Abraham! 40But now you seek to kill me, who told you the truth that I heard from God. This, Abraham did not do. 41You do the works of your father.” They then said to him: “We were not born of adultery, we have one father: God”. 42Jesus answered them, “If God were your Father, you would certainly love me, because I came from God and came. I did not come on my own, but he sent me.”
— Word of Salvation.
— Glory to you, Lord.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!