2025/07/14

Férias de Julho


Pensando em família, tanto a vida como a formação espiritual e cristã dos filhos e dos pais deve estar em contínua atualização e renovação, na certeza de que os passos que são dados hoje são calcados na segurança dos passos de Cristo e nos caminhos futuros.

Introduzir a criança na fé é ensiná-la a caminhar de mãos dadas com Jesus, com confiança e segurança, e isso deve acontecer desde muito pequena, nas orações diárias ao acordar e ao se deitar, antes de se alimentar ou outras vezes ao dia.

Rezar ou voltar-se para Deus em vários momentos é muito importante, principalmente desde a primeira infância, afinal, tudo o que acontece de bom é por graça do próprio Deus, e estar em contato com Ele através da oração é uma forma de reconhecer a providência divina agindo no dia a dia. Por isso, cada vez que a criança agradece ao Papai do céu ou faz um pedido, ela está criando um vínculo de amor com Deus. E, o hábito de procurá-Lo, acreditar que O encontra e sentir que pode estar na Sua presença, cria intimidade com Ele, e traz esperança e consolo para toda a vida.

A criança precisa crescer consciente de existência de Deus, um Deus que é Pai e que a ama muito. Assim acontece a transmissão da fé que, embora seja dom de Deus e mérito da Igreja, também é transmitida pelos testemunhos de vida e pelos pequenos e grandes milagres que acontecem constantemente.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, 'desde os primeiros anos, a educação da consciência alerta a criança para o conhecimento e a prática conhecida como consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude, preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho... garante a liberdade e gera a paz do coração.[1]

Agora neste tempo de férias escolares e também dos encontros de catequese, é importante as famílias estarem sempre unidas por alguns momentos, todos juntos, em oração, reflexão e partilha do Evangelho.

Na catequese da Comunidade São Francisco Xavier - Chácara do Visconde em Taubaté-SP, foi proposto durante todo o mês de julho, como reforço ao projeto Catequese e Família em Oração, leitura dos livros como segue"Projeto leitura Bíblica de férias

Eucaristia 1                -    Evangelho de São Marcos;
Eucaristia 2                -    Evangelho de Mateus;
Eucaristia 3                -    Evangelho de Lucas;
Crisma 1 e Jovem    -    Livro do Atos dos Apostolos;
Crisma 2                     -    Evangelho de São João.


🇧🇷 Evangelho do dia 14/07 -|- 🇮🇹 Vangelo del giorno 14/07

 

    


Lendo 🇧🇷
Evangelho: Mateus 10,34-11,1
Aleluia, aleluia, aleluia. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos Céus há de ser deles! (Mt 5,10) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém!

Lettura 🇮🇹
Vangelo: Matteo 10,34-11,1
Alleluia, alleluia, alleluia.
Beati coloro che sono perseguitati a causa della giustizia del Signore, / perché il Regno dei cieli sarà loro! (Mt 5,10) - R.
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Matteo - In quel tempo, Gesù disse ai suoi discepoli: 34"Non pensate che io sia venuto a portare la pace sulla terra; non sono venuto a portare la pace, ma la spada. 35 Sono venuto a separare il figlio dal padre, la figlia della madre, la nuora della madre. 36Il nemico dell'uomo sarà la sua stessa famiglia. 37Che che ama suo padre o sua madre più di me non è degno di me. Chi ama il proprio figlio o la propria figlia più di me non è degno di me. 38Chi non prende la sua croce e mi segue, non è degno di me. . Chi cerca di custodire la sua vita, la perderà; e colui che perde la sua vita a causa mia la troverà. 40 Quando riceve voi, riceve me; e chi riceve me, riceve colui che mi ha mandato. 41 Chi riceve un profeta, perché è un profeta, riceverà la ricompensa di un profeta. E chi riceve un uomo giusto, perché è giusto, riceverà la ricompensa di un uomo giusto. 42Se si tratta solo di un bicchiere d'acqua fresca per uno di questi piccoli, perché è mio discepolo, vi dico, non perderà la sua ricompensa". 11,1Quando Gesù aveva appena dato queste istruzioni ai dodici discepoli, partì da lì per insegnare e predicare nelle loro città. - Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!