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2012/12/29

Bolha de sabão + resistente



Aprenda a fazer bolhas de sabão mais resistentes
Aprenda a fazer bolhas de sabão mais resistentes
Esse experimento bastante divertido pode ser realizado pelo professor e pelos alunos dentro da sala de aula mesmo. O professor pode utilizar essa estratégia de ensino para ensinar os conteúdos de “Forças intermoleculares”, principalmente as “Ligações de hidrogênio” e também o conteúdo de “carboidratos ou glicídios”, que trata dasoses oumonossacarídeos.
Mais adiante será explicada a relação desses conteúdos com o experimento proposto. Por enquanto, porém, vejamos o segredo para se obter bolhas de sabão grandes e que demoram a estourar.

Procedimento:
Misture em um recipiente 100 mL de detergente para lavar louça, 100 mL de água e 50 mL de xarope de milho.
Se quiser, você pode fazer uma quantidade maior dessa “receita”, apenas tome o cuidado para seguir a proporção de 1: 1: ½. Isto é, se, por exemplo, você colocar 500 mL de água, terá que adicionar 500 mL de detergente e 250 mL de xarope de milho.
Deixe a mistura descansar por dois dias para que ela fique homogênea sozinha, pois não é uma boa ideia agitá-la, e depois é só se divertir, usando um aro com suporte feito de arame grosso. Lembre-se que o aro deve ser menor que a boca do recipiente.

Relação do experimento com conteúdos de Química:
As ligações de hidrogênio são as forças intermoleculares mais intensas que existem e elas são atrações que ocorrem entre átomos de hidrogênio ligados a átomos de flúor, oxigênio e nitrogênio.
Na água, esse tipo de interação ocorre entre os hidrogênios das moléculas de água, que representam o polo positivo; e os oxigênios, que representam o polo negativo. Essa interação ocorre em todas as direções – somente no caso das moléculas da superfície da água que isso não ocorre, pois não há moléculas em todas as suas direções e isso cria a chamada tensão superficial da água. Assim, é isso que ocorre com as moléculas que estão na superfície da bolha: elas realizam ligações de hidrogênio apenas com as moléculas que estão ao seu lado. A fim de diminuir essa superfície ao mínimo e ficar mais estável, a bolha adquire o formato esférico, com menor área de superfície e volume.
O detergente é um agente tensoativo ousurfactante, pois ele diminui essa tensão superficial da água. A bolha se mantém sem estourar em virtude das interações entre as moléculas de água que restaram depois de se adicionar o detergente.
É aí que entra o papel principal nesse experimento do xarope de milho. Ele é formado por 80% de glicose e 20% de frutose, que são monossacarídeosouoses. Essas substâncias possuem em sua estrutura vários grupos hidroxila (OH), conforme mostra a figura a seguir:
Estruturas da glicose e da frutose, com grupos hidroxila em destaque
Essas várias hidroxilas aumentam a quantidade de ligações de hidrogênio, pois haverá esse tipo de ligação entre suas moléculas e também com as moléculas de água. Como resultado, a evaporação da água na superfície da bolha será dificultada e as bolhas demorarão mais tempo para estourar; além de se tornarem mais resistentes, aumentando a probabilidade de se fazer bolhas maiores.
Essa função do xarope de milho nos mostra que é possível usar no lugar dele qualquer substância que apresente vários grupos OH em sua estrutura, como a sacarose, por exemplo, que é o açúcar comum, e a glicerina.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

2012/12/28

Arrumar a bagunça

Toalha molhada em cima da cama, chinelo espalhado pela casa, brinquedos por todo canto, cama desarrumada. Calma, antes de gritar e ficar estressada com tanta desorganização, que tal ensinar o pequeno que desde a infância é importante ter disciplina e organização? Assim como é importante motivar os seus filhos a brincar, também é preciso ensinar que tudo que está fora do lugar deve ser guardado. “A maneira mais indicada é usar atividades lúdicas. Atividades com brincadeiras livres de regras ou normas, mas que atinjam o objetivo (organizar) de maneira prazerosa” afirma a personal organizer Eliete Teixeira. Brincadeiras como “quem guarda todos os brinquedos mais rápido”, ou “ quem guarda mais brinquedos” para os pequenos até três anos pode ser uma boa opção. Já para os mais velhos, fazê-los participar das atividades domésticas como limpar o prato depois de comer, dobrar o próprio uniforme da escola, limpar a lancheira e tomar banho sozinho é uma forma de introduzir a aprendizagem dentro de casa.
Os brinquedos podem ser guardados em caixas que ajudem a criança na hora de brincar e organizar seus pertences. “Cestos abertos, caixas transparentes e prateleiras é uma boa pedida e ajudam muito na organização. Ter um cantinho para estudo dentro do quarto também é importante” explica Eliete Teixeira.
A disciplina vai além das atividades domésticas. Ter horário para comer, assistir televisão, jogar vídeo-game e estudar é fundamental. A criança desde cedo precisa ter regras dentro de casa. Isso a ajudará quando adulta.
A decoração do quarto e organização dos móveis também é muito importante. A criança precisa ter o próprio espaço para estudar. “Prefira móveis que não tenham pontas, dê preferência as bordas arredondadas, evite o uso de vidros, materiais que acumulam poeira, principalmente em crianças alérgicas. Evite também entulhar o quarto de móveis, quanto mais espaço melhor, prefira móveis planejados e que amplie o espaço” ressalta a personal organizer. O ideal seria que o quarto de dormir não fosse o mesmo para brincar. Assim a criança tem a consciência que um ambiente serve para o lazer e diversão, e o outro para o descanso e estudo. Mas quando a casa não tem disponibilidade para mais um cômodo extra, é só a mamãe saber dividir os móveis que tudo ficará perfeito e em ordem, basta um planejamento!
Fonte: itodas Uol