17/09/2010

Dizer NÃO !!!

O “não” tem um papel fundamental no despertar do autoconhecimento. Dizer “não” é libertador e representa uma verdade íntima. A recusa, diferente do que muitos acreditam, não está relacionada ao individualismo ou egoísmo – é a simples expressão de um sentimento. Reflita a respeito da forma como ele é dito, afinal, dizer “não” com gentileza e educação é muito mais bacana. 


Ser solícito e disposto a ajudar são qualidades socialmente bem vistas. O problema é que, muitas vezes, a boa vontade sobrepõe as limitações e prioridades de quem está ajudando. A dificuldade de dizer não é mais comum em pessoas menos assertivas, que têm dificuldade em manter atitudes firmes. “Baixa assertividade pode levar a depressão, frustração e baixa auto-estima”, diz Eliane Falcone, professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Ela se sente vítima dos outros. Quem se priva das suas necessidades básicas afetivas fica ressentido e magoado com facilidade”, afirma Eliane. 

A dificuldade de dizer não é maior para as mulheres. O papel feminino ainda carrega um padrão de comportamento mais comedido, de maior resignação e tolerância, com menos expressões de auto-afirmação. “Dados clínicos sugerem que os homens tendem a ser mais assertivos que as mulheres”, diz Eliane. Se no passado, a pressão vinha da família e da sociedade, agora a inimiga é interior. “É uma guerra que, no pós-feminismo, é interna”, acredita Mariliz. “Ainda existe muita cobrança por uma mulher perfeita, forte mas ao mesmo tempo dócil. É esperado que a mulher seja obediente, civilizada”, afirma. O “não” pode ser uma ferramenta para a mulher desfrutar da sua liberdade. 

Dizer não pode levar a uma situação desconfortável ou de confrontamento, seja para recusar uma panfleto na rua, uma sobremesa quando você está de dieta ou para ser fiador de alguém. O importante é achar o tom adequado e não titubear. “Se você achar que essa é a resposta, não tem que se sentir mal por isso. É só não ser grosseiro, não precisa ter sentimento de culpa”, diz Ligia Marques, consultora em etiqueta e marketing pessoal e autora do livro “Sem noção” (editora Matrix), em que ela dá dicas para sair das saias-justas do dia a dia. Confira conselhos de especialistas para usar o “não” a seu favor: 

1. Avalie se o pedido, tarefa ou favor irá prejudicar você e se a contrapartida vai trazer benefícios que valham a pena;

2. Treine em situações mais fáceis, como recusar uma roupa que uma vendedora insiste em oferecer ou não permitir que alguém com pressa fure a fila do supermercado; 

3. Busque uma maneira positiva de dar o recado. Em vez de dizer “Não posso emprestar dinheiro agora”, diga “Acabei de assumir um financiamento e no momento estou comprometido com isso”; 

4. Ofereça alternativas. Se não quer ajudar a organizar um bazar beneficente para sua amiga, se ofereça para colaborar comprando uma peça;

5. Peça tempo. Dizer “no momento preciso pensar um pouco” dá oportunidade de avaliar com mais calma se quer se responsabilizar pela tarefa;

6. Se não conseguir dizer “não” pessoalmente, telefone ou mande um e-mail, recusando com delicadeza o pedido;

7. Não sinta culpa por dizer não. “Dizer não, se necessário, é assumir que não somos perfeitos”.


05/09/2010

Frango a francesa

Tipo de Culinária: França
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Aves
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
800g de peito de frango cortado em cubos
½ litro de leite
1 colher de amido de milho dissolvido em 50ml de leite.
1 cebola
2 dente(s) de alho
1 copo de vinho branco
1 copo de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
3 folhas de louro
noz-moscada
pimenta-do-reino
sal

Modo de Preparo:
Temperar o frango com sal, pimenta do reino, louro, vinho branco e deixar marinar.
Aquecer em uma panela a manteiga e colocar o frango para dourar, reservando o molho da marinada.
Depois de dourado, retirar o frango da panela e colocar em um refratário.
Refogar a cebola na manteiga em que foi dourado o frango, acrescentando o alho.
Junte o leite e o molho da marinada e o frango dourado.
Acrescentar o amido de milho dissolvido em um pouco de leite para terminar de cozinhar e dar o ponto desejado.
Adicionar o requeijão, desligar o fogo, juntar o creme de leite e corrigir o sal.
Servir com arroz, salada de folhas verdes e ervilhas.

28/08/2010

Jardim Saudável

Manter um jardim em casa é uma atividade prazerosa, mas que pode se tornar frustrante se alguns cuidados não forem tomados, ainda mais quando o assunto é adubação. Por isso reunimos dicas de quatro especialistas sobre compostagem, fertilizantes e cuidados para fazer suas plantas crescerem fortes e saudáveis e ficarem bonitas o ano todo. Veja abaixo:

- A compostagem é um método já conhecido e fácil de fazer em casa com a transformação de restos de alimentos em adubo natural. Cascas de frutas, legumes e verduras, coadores de café, saquinhos de chá, casca de batata, são exemplos de alimentos que podem ser utilizados para sua produção. Esses adubos naturais são excelentes repositores de nutrientes e sais mineiras para as plantas, vasos e jardins
- Se usar fertilizantes foliares, aqueles diluídos em água e borrifados nas folhas, nunca os aplique em plantas que recebem sol diretamente; deixe para aplicar o produto no fim da tarde (a partir das 16h) ou passe o vaso para um local sombreado por dois a três dias. Assim, os sais serão absorvidos pelas folhas junto com a água, caso contrário, o sol evapora e a água concentra os sais nas folhas, provocando queimaduras, desidratação, ou manchas nas folhas;
- Dê preferência sempre a fertilizantes orgânicos, tais como: pó de serra, lodo de cervejaria, terra infusória, aparas de grama, carvão, biofortificação e dejetos de cavalos já curtidos (para não haver queima do colo da planta em decorrência de sua fermentação);
- Se você nunca usou fertilizantes minerais concentrados (NPK), dê preferência àqueles com baixa solubilidade em água, tais como: Fosfato Natural de Araxá, Torta de Mamona, Hiperfosfato de Gafsa (fonte de fósforo e micronutrientes) e o Sulfato de Potássio. Caso ocorra uma superdosagem, os danos causados por esses produtos são menores, visto que sua solubilidade é menor e a liberação dos sais é mais lenta. Lembrando que o nitrogênio (N) é importante para o crescimento das folhas, o fósforo (P) para o enraizamento e o potássio (K) para o florescimento/frutificação;
- Excrementos de pássaros e cascas de maçãs são bons para plantas que não querem florescer. Para isso, coloque vários pedaços ao redor da terra e cubra o vaso com plástico durante quatro semanas;
- Adube com fertilizantes minerais quando as plantas já estão estabelecidas. Antes disso é mais recomendado usar esterco de gado ou de galinha, ou ainda húmus de minhoca;
- Utilize terra vegetal (rica em material orgânico) misturada com a terra do jardim quando iniciar o plantio, e adube com 20 a 30 cm de profundidade;
- Adube mensalmente, mas evite as temperaturas mais frias, como o período de maio a julho, especialmente pouco antes e depois da floração. Se a planta é adubada nesse período, pode perder os botões florais. Uma vez que tenham aparecido os frutos, o processo pode recomeçar.

Dicas rápidas e curiosas 

  • Na hora de plantar, misture terra vegetal com a do jardim e adube com 20 a 30 cm de profundidade
- Folhas de chá que ficam no fundo da chaleira podem ser borrifadas em plantas de vaso, fornecendo doses de oligoelementos (microminerais);
- Pregos, parafusos e outros artefatos ferrosos, quando colocados na terra, liberam óxido de ferro, que é de grande utilidade para as plantas;
- Casca de ovo é ótimo para orquídeas. Basta colocá-las em uma garrafa, acrescentar água e regar a planta com a mistura;
- Água de aquário ou de jarras que contiveram flores e cinzas de lareiras são ricas em potássio e fósforo;
- Tabaco é um dos melhores adubos para roseiras. Deixe na água por oito dias, coe e regue a planta;
- Farinha de osso é bom para plantas em época da floração;
- Pequenas quantidades de vinho favorecem o crescimento das plantas.
Fontes: Gigi Botelho (Paisagista), Murilo Cesar Starke da Cunha (Mestre em Adubação de Culturas pela UNESP de Ilha Solteira), Rafaela Antunes (Arquiteta da RMA Arquitetura & Interiores), Rhuanito Soranz Ferrarezi (Engenheiro Agrônomo)

25/08/2010

Dicas para Umidificar o ambiente

Baixa Umidade Relativa do Ar

A cidade de São Paulo registrou na tarde de hoje mais um recorde de baixa umidade relativa do ar.

Em nove dos 28 municípios onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem estações operantes que controlam a umidade relativa do ar no Estado de São Paulo, o índice era igual ou inferior aos 12%, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coloca estas cidades em estado de emergência. Como dado de comparação, o deserto do Saara, na África, registra índices entre 10% e 15%.

Com a umidade relativa em torno dos 10%, os municípios de Valparaíso e Votuporanga, no noroeste do Estado, eram os que apresentavam na tarde desta quarta-feira (26) o ar em piores condições. Em seguida, com a umidade em 11%, estava a cidade de Lins. Já com 12%, estavam os municípios de Avaré, Jales, José Bonifácio, Ourinhos, Pradópolis e Rancharia.

O Estado também conta com 14 municípios em estado de alerta, ou seja, com índice de umidade relativa do ar igual ou abaixo dos 20%. São eles: Ariranha (13%), Barra Bonita (13%), Barretos (13%), Bauru (13%), Casa Branca (14%), Franca (15%), Itapeva (20%), Itapira (14%), Ituverava (15%), Piracicaba (14%), São Carlos (14%), São Paulo (13%), Sorocaba (13%) e Taubaté (15%).

Recorde na capital
Levando em conta os dados das estações automáticas do Inmet, a tarde de hoje foi a mais seca do ano na capital paulista. A cidade registrou, no início da tarde, umidade perto de 13%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso a umidade alcance níveis inferiores aos 12%, serão tomadas algumas medidas preventivas como “a interrupção de atividades ao ar livre e a suspensão de atividades em locais com aglomeração de pessoas, como escolas, creches, shows, etc".

Qualidade do ar
Em nenhum dos 20 pontos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) localizados na região metropolitana de São Paulo a qualidade do ar é considerada “boa”; em nove o status é “inadequada”; em seis é apenas “regular” e em duas --Santo André e Taboão da Serra-- a qualidade é “má”.

Em dois dos 19 pontos localizados no interior e litoral a qualidade do ar era “inadequada” e nos outros 17, apenas “regular”.

Recomendações
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Nestas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dias como estes é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.

Fonte: Uol notícias

04/08/2010

Presente "anti-coisa"

No Dia dos Pais, a escolha do presente para o seu querido nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, não é? A lista de possibilidades costuma ser grande. Camisa, perfume, livros, cinto, meias, gravata, furadeira e outros itens que, no fundo, sempre nos deixam com aquela dúvida: será que ele vai gostar disso? Dar presentes, alguém já disse, é uma arte. Mas dar um bom presente não significa necessariamente ter que gastar muito dinheiro ou dar algo vistoso. O economista Beto Veiga é partidário de um conceito bastante original. O conceito do presente "anti-coisa", termo cunhado pela consultora americana April Dykman, mas já praticado por muitas pessoas. Para Veiga, o ideal é pensar na felicidade que aquele presente vai trazer à pessoa, e não no seu valor material. "A proposta de um presente "anti-coisa" é proporcionar momentos e experiências em vez de bens materiais", explica o consultor. 

Segundo a psicóloga Denise Pará Diniz, especialista em terapia comportamental, o mais importante na hora da escolha é refletir sobre a mensagem que você gostaria de passar com o presente. A psicóloga argumenta que esta data é perfeita para ser utilizada como um momento de agradecimento, seja por alguma situação recente, por uma circunstância difícil em especial ou, sobretudo, pelo conjunto da obra - um "obrigado".

"Em um momento recente é possível agradecer por algo benéfico que ele fez ou algum problema que ajudou a resolver. Como, por exemplo: se o seu pai bancou sua faculdade ou um curso de pós-graduação pode presenteá-lo com um convite para a formatura ou até mesmo o diploma. Esta é a ocasião de mostrar que o gesto do pai deixou o filho fortalecido, e é a oportunidade de agradecer pelo investimento", explica Denise Diniz. "Quando vamos presentear alguém, é importante ter respeito e reconhecimento pelo outro". 

A ocasião pode ser aproveitada para o simples exercício de estar junto. Promover um almoço, relembrar bons momentos ou simplesmente botar a conversa em dia. É importante usar esta data para homenagear seu pai, seja com um presente, com um telefonema ou uma carta. Um presente escolhido com carinho e pensado também pode ajudar a resgatar o vínculo e o sentido desta relação entre pais e filhos. Experiente em questões familiares, a terapeuta Denise Diniz cita como exemplo a história de um pai que ajudou o filho recém-divorciado a superar a situação e a esclarecer o novo cenário familiar ao neto. "A criança não aceitava o fato e o avô a ajudou muito nesta fase de aceitação. Passado certo tempo, o menino fez um desenho da família e mostrou ao pai, parecendo estar conformado com a situação. O pai, por sua vez, presenteou o avô com o desenho, em agradecimento pelo apoio e carinho", conta a especialista. 

Outra vantagem interessante do presente anti-coisa é que a noção de valor assume outros contornos. "Quando partirmos para um presente anti-coisa ele deve ser significativo para quem irá ganhá-lo, o que não é sinônimo para a palavra "caro", diz o consultor Beto Veiga. 

Obviamente que também é permitido comprar presentes, afinal com a dedicação e o carinho na escolha, é perfeitamente possível agregar um valor afetuoso ao item. Se o seu bolso permitir, você ainda pode satisfazer seu pai, proporcionando a ele um curso, uma viagem ou um dia de relaxamento no Spa. Além disso, ainda é possível incentivá-lo a começar uma atividade física, bancando a matrícula em um clube ou academia, ou ainda uma experiência incomum que você sempre soube que ele quis provar, como um passeio de balão ou a prática de um esporte radical. 

"Se há condições - de tempo e de dinheiro - para dar um presente material, isso é ótimo e também tem seu valor. Porém, sem esquecer o valor mais importante: A união entre a homenagem, o respeito e a mensagem a ser transmitida", explica a terapeuta Denise Diniz

Fonte: Minha Vida - Uol - Adaptado Flávio.

18/07/2010

Sacrifício por causa dos filhos

Uma coisa é ser pai/mãe, outra é ser marido/esposa. São papéis totalmente diferentes! Você pode deixar de ser marido/esposa, mas nunca vai deixar de ser pai/mãe! Quando vivemos numa mesma casa, nem sempre damos a atenção devida que nossos filhos exigem, estamos sempre ocupados com alguma outra coisa! Será que vale a pena sacrificar a sua vida pessoal por causa dos filhos?

Lembre-se de que criamos os filhos para o mundo e que um dia, mais cedo ou mais tarde, eles irão embora... e como um pai ou uma mãe vai se sentir vendo que o tempo passou e que deixou sua vida de lado por causa deles? Há muitos pais que descobrem, depois de muito tempo, que deixar a vida de lado por causa dos filhos trouxe para eles apenas depressão, desânimo, insatisfação, até porque os filhos não precisam reconhecer o sacrificio que seus pais fizeram por eles!

15/07/2010

Benefícios da Canela

A história dessa casca de árvore aromática, que era moeda de troca entre o Oriente e a Europa, tem origem no antigo Egito. A melhor variedade é a canela do Ceilão (hoje Sri Lanka) que é cultivada em todo o mundo. Segundo o médico Perricone, essa especiaria atua no corpo da seguinte forma: 

- Ajuda a aumentar a capacidade das células para utilizar a glicose - assim pode normalizar o nível de açúcar no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicérides entre 23% e 30%. O hábito de mexer o chá com pau de canela já ajuda. 

- Os óleos essenciais de canela ajudam a impedir o crescimento de bactérias e fungos, como o Candida albicans, que provoca a candidíase. 

- Até o perfume da canela proporciona benefícios: melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora. Por isso, velas e aromatizantes de canela em casa são recomendadas. 

- Mães e avós insistem no chazinho com canela quando os filhos estão gripados. Essa sabedoria popular vem da medicina tradicional chinesa, que valoriza a especiaria por sua capacidade de aquecer, por isso é usada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Quando sentir uma infecção se aproximando, aceite o conselho da avó: tome um chá com casca de canela e gengibre fresco. 


Fonte: Vida e Saúde - terra

14/07/2010

O verdadeiro filé a parmegiana


Resumo

Poucas pessoas sabem, mas o Filé a Parmegiana é um dos pratos mais pedidos por brasileiros nos restaurantes do país. Ninguém sabe ao certo a sua origem (apesar do nome que aponta a cidade de Parma como ponto aonde teria surgido, mas a verdade é que na Itália não há registros de tal prato e em locais como a Argentina ele ganha o nome de "Filé a Napolitana") e muitas são as receitas para o seu feitio, sendo que algumas desprestigiam os elementos que compõem o prato. No Nordeste ele é acompanhado com macarrão e molho ao sugo, no centro-oeste com arroz e purê e nos demais estados existem variações destes dois modelos (com batata frita, bacon, queijo parmesão ralado etc). Independentemente de regionalidades, a boa receita para este prato é aquela que leva em conta cada detalhe e principalmente a combinação final destes, dando a alma verdadeira desta iguaria. Por isso segue-se a minha receita (de quem é apaixonado por este prato):

Você precisa de

700g de filé mignon.
150g de Queijo muzzarela (outra opção é o queijo Gouda, só que mais caro).
03 ovos.
03 dente de alho (amassado e bem purêzinho mesmo).
1/5 Cebola ralada (bem purêzinho mesmo).
1/2 Cenoura ralada (bem purêzinho mesmo).
1/5 Copo de água americano.
01 colher de sopa de manteiga.
03 colheres de sopa de extrato de tomate (não compre molho pronto, tira a personalidade do prato).
Farinha de Rosca.
Óleo de cozinha (o bastante para que ao colocar a carne ela seja quase coberta por ele)
Uma pitadinha (bem pequena mesmo) de pimenta-do-reino em pó.
Sal a gosto.

Passos

1º) Tempere o filé com o alho, a cebola e o sal (a gosto), deixando descansar por cerca de 15 minutos para pegar o tempero. Enquanto espera comece a fazer o molho.
2º) Coloque numa panela 01 colher de sopa de manteiga, acrescentando em seguida um pouco de cebola e alho, deixando dourar. Acrescente então 03 colheres de sopa de extrato de tomate, a cenoura ralada (lembre-se: ela deve estar bem purêzinho mesmo), 1/2 copo americano de água e sal a gosto. Mexa bem e cozinhe por cerca de 15 minutos com tampa meio fechada na panela. Dica: o molho inicialmente ficará com uma coloração alaranjada por causa da cenoura, mas não se preocupe, pois após a fervura ele tomará a cor avermelhada natural do molho.
3º) Quebre 03 ovos num prato fundo, acrescente 01 pitadinha de pimenta-do-reino em pó (lembre-se que a intenção não é apimentar o prato, apenas dar-lhe sabor, portanto parcimônia com a pimenta, hein?!) e 01 pitadinha de sal. Mexa bem e separe.
4º) Pegue outro prato fundo e encha generosamente com a farinha de rosca e separe.
5º) Pegue o filé mignon e passe primeiramente na farinha de rosca e depois no ovo, voltando em seguida para a farinha de rosca novamente (essa é uma dica pessoal para fazer uma casquinha mais crocante e espessa, ao invés de seguir o tradicional passando a carne no ovo e depois na farinha somente). Detalhe: não use farinha de trigo ao invés da de rosca, o gosto não fica o mesmo.
6º) Coloque o óleo de cozinha para esquentar e quando ele estiver bem quente coloque o filé. Dica: não fique mexendo na carne, pois senão a casca da farinha começará a se soltar. Prefira que um lado esteja já bem tostado antes de virá-lo, pois aí a casquinha já estará estabilizada.
7º) Coloque o filé pronto em uma travessa, cubra-o com queijo e separe. Termine de cozinhar o molho e o despeje ainda fervendo em cima da carne com queijo, derretendo-o. Detalhe: muitas pessoas colocam o filé depois de pronto no forno ou no microondas para derreter o queijo, mas não faça isso!Dessa forma o molho tende a ressecar e seu gosto também muda, podendo ser dito o mesmo em relação a carne. O molho fervente derreterá o queijo e dará a casquinha do filé o gosto que é a alma do prato.
8º) Sirva-o na travessa com o molho de tomate abundantemente ao seu redor e por cima. Os acompanhamentos devem vir a parte e não na mesma travessa (como é feito em alguns locais, misturando e desvirtuando os sabores): arroz branco e purê (ou batata frita) são os indicados, pois permitem saborear o molho com mais propriedade.

Importante

1) O molho é a alma deste prato e não deve ser relegado ao segundo plano, pois senão será apena bife a milanesa com queijo em cima.
2) Sirva sempre o filé dentro do molho, pois essa combinação é que dá um sabor todo especial a casquinha da carne.
3) Não sirva o filé em cima do arroz, mas sim separadamente.
4) Desfrute esse prato com quem você ama, fica muito mais gostoso !

Fonte: Bem simples - você é quem faz

08/07/2010

Quentão com maçã


Tipo de Culinária:
 Culinária Popular
Categoria: Bebidas
Subcategorias: Cachaças
Rendimento: 12 porções
Se você está procurando uma receita de quentão diferente mas muito saborosa, encontrou!


Ingredientes
600 ml de cachaça
600 ml de água
500 gr de açúcar
2 unidade(s) de casca de laranja
1 unidade(s) de casca de limão
50 gr de gengibre em pedaços pequenos
quanto baste de cravo-da-índia
quanto baste de canela em pau
1 unidade(s) de maçã em pedaços pequenos

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir.

Fonte: Cybercook