2023/12/06

🇧🇷Leituras 06/12 - Deus lhe abençoe. 🇮🇹Letture 06/12 - Dio ti benedica. 🇪🇸Lecturas 06/12 - Dios te bendiga. 🇺🇸Readings 12/06 - God bless you.

Leituras 🇧🇷
Todos comeram e ficaram satisfeitos.

Primeira Leitura: Isaías 25,6-10
Leitura do livro do profeta Isaías – Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 22(23)
Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.
2. Ele me guia no caminho mais seguro / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança! – R.
3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda. – R.
4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

Evangelho: Mateus 15,29-37
Proclamação do santo Evangelho segundo Mateus – Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Tutti mangiarono e furono soddisfatti.

Prima Lettura: Isaia 25,6-10
Lettura dal libro del profeta Isaia – In quel giorno, 6 il Signore degli eserciti offrirà su questo monte, per tutti i popoli, un banchetto di ricche prelibatezze, annaffiate con vino puro, servite con pietanze prelibate e vini pregiati. 7Egli scioglierà su questo monte il capo della catena che legava tutti i popoli, la rete nella quale aveva intrappolate tutte le nazioni. 8Il Signore Dio eliminerà la morte per sempre, asciugherà le lacrime su ogni volto e porrà fine al disonore del suo popolo su tutta la terra; il Signore lo ha detto. 9In quel giorno si dirà: «Questo è il nostro Dio, noi lo abbiamo aspettato finché ci abbia salvati; Questo è il Signore, noi abbiamo confidato in lui: rallegriamoci ed esultiamo perché ci ha salvato». 10E la mano del Signore si poserà su questo monte. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 22(23)
Abiterò nella casa del Signore per i secoli dei secoli.
1. Il Signore è il pastore che mi guida; / Non mi manca nulla. / Per prati e prati verdi / mi porta a riposare. / Guidami ad acque tranquille / e restituiscimi le forze. - R.
2. Mi guida sulla via più sicura / per onore del suo nome. / Anche se attraversassi una valle oscura, / non temerei alcun male. / Tu sei con me con bastone e bastone, / mi danno sicurezza! - R.
3. Prepari una tavola davanti a me, / sotto gli occhi del nemico; / Ungi il mio capo con olio, / e la mia coppa trabocca. - R.
4. La felicità e ogni cosa buona mi seguiranno / per tutta la vita; / e nella casa del Signore abiterò / per tempi infiniti. - R.

Vangelo: Matteo 15,29-37
Annuncio del santo Vangelo secondo Matteo – In quel tempo, 29Gesù si recò sulle rive del mare di Galilea, salì sul monte e si sedette. 30Una grande folla si avvicinò a lui conducendo con sé zoppi, storpi, ciechi, muti e molti altri malati. Poi li deposero ai piedi di Gesù. E li guarì. 31Il popolo rimase stupito vedendo i muti parlare, gli zoppi guariti, gli zoppi camminare e i ciechi vedere. E glorificavano il Dio d'Israele. 32Gesù chiamò i suoi discepoli e disse: «Sento compassione di questa folla, perché stanno con me da tre giorni e non hanno da mangiare. Non voglio mandarli via affamati, affinché non svengano lungo il cammino». 33I discepoli dissero: «Dove possiamo trovare in questo deserto tanto pane da saziare una folla così numerosa?». 34Gesù chiese: «Quanti pani hai?». Risposero: "Sette e qualche pesce". 35E Gesù ordinò alla folla di sedersi per terra. 36Allora prese i sette pani e i pesci, rese grazie, li spezzò e li diede ai discepoli e i discepoli alla folla. 37Tutti mangiarono e si saziarono; e riempirono sette cesti con i frammenti rimasti. – Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
Todos comieron y quedaron satisfechos.

Primera lectura: Isaías 25,6-10
Lectura del libro del profeta Isaías – En aquel día 6, el Señor de los ejércitos dará en este monte, para todos los pueblos, un banquete de ricos manjares, regados con vino puro, servidos con platos deliciosos y los mejores vinos. 7 Quitará en este monte el extremo de la cadena que ataba a todos los pueblos, la red en que había enredado a todas las naciones. 8El Señor Dios eliminará la muerte para siempre, enjugará las lágrimas de todos los rostros, y pondrá fin a la deshonra de su pueblo en toda la tierra; el Señor lo dijo. 9 En aquel día se dirá: “Este es nuestro Dios, en él esperábamos hasta que nos salvó; Éste es el Señor, en él hemos confiado: alegrémonos y alegrémonos de que él nos haya salvado”. 10Y la mano del Señor reposará sobre este monte. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 22(23)
Habitaré en la casa del Señor por los siglos de los siglos.
1. El Señor es el pastor que me guía; / No me falta nada. / Por las verdes vegas y prados / me lleva a descansar. / Guíame a aguas reparadoras / y devuélveme las fuerzas. – r.
2. Él me guía por el camino más seguro / para honra de su nombre. / Aunque pase por el valle oscuro, / ningún mal temeré. / Tú estás conmigo con bastón y bastón, / ¡me dan seguridad! – r.
3. Preparas una mesa frente a mí, / a la vista del enemigo; / con aceite unges mi cabeza, / y mi copa rebosa. – r.
4. La felicidad y todo lo bueno me seguirán / durante toda mi vida; / y en la casa del Señor habitaré / por infinitos tiempos. – r.

Evangelio: Mateo 15,29-37
Proclamación del santo Evangelio según Mateo – En aquel tiempo, 29 Jesús fue a las orillas del mar de Galilea, subió al monte y se sentó. 30 Se le acercó mucha gente, llevándose consigo cojos, lisiados, ciegos, mudos y muchos otros enfermos. Luego los pusieron a los pies de Jesús. Y él los sanó. 31El pueblo quedó asombrado al ver a los mudos hablar, a los cojos sanar, a los cojos andar y a los ciegos ver. Y glorificaron al Dios de Israel. 32Jesús llamó a sus discípulos y dijo: «Tengo compasión de la multitud, porque llevan tres días conmigo y no tienen qué comer. No quiero despedirlos hambrientos, no sea que desmayen en el camino”. 33 Los discípulos dijeron: "¿Dónde podremos encontrar tanto pan en este desierto para saciar a una multitud tan grande?" 34 Jesús preguntó: "¿Cuántos panes tienes?" Ellos respondieron: “Siete y algo de pescado”. 35Y Jesús ordenó a la multitud que se sentara en el suelo. 36Entonces tomó los siete panes y los peces, dio gracias, los partió y los dio a los discípulos, y los discípulos a la multitud. 37Todos comieron y quedaron satisfechos; y llenaron siete cestas con los pedazos que sobraron. – Palabra de salvación.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
Everyone ate and were satisfied.

First Reading: Isaiah 25:6-10
Reading from the book of the prophet Isaiah – On that day, 6 the Lord of hosts will give on this mountain, for all peoples, a banquet of rich delicacies, washed down with pure wine, served with delicious dishes and the finest wines. 7He will remove, on this mountain, the end of the chain that bound all the peoples, the web in which he had entangled all the nations. 8The Lord God will eliminate death forever, and will wipe away tears from all faces, and will put an end to the dishonor of his people throughout the earth; the Lord said it. 9In that day it will be said: “This is our God, we waited for him until he saved us; This is the Lord, we have trusted in him: let us rejoice and be glad that he has saved us.” 10And the hand of the Lord will rest on this mountain. - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 22(23)
I will dwell in the house of the Lord for ever and ever.
1. The Lord is the shepherd who leads me; / I don't lack anything. / Through the green meadows and meadows / he takes me to rest. / To the restful waters he guides me / and restores my strength. – R.
2. He guides me on the safest path / for the honor of his name. / Even if I pass through the dark valley, / I will fear no evil. / You are with me with baton and staff, / they give me security! – R.
3. You prepare a table in front of me, / in full view of the enemy; / with oil you anoint my head, / and my cup overflows. – R.
4. Happiness and every good thing will follow me / throughout my life; / and in the house of the Lord I will dwell / for infinite times. – R.

Gospel: Matthew 15,29-37
Proclamation of the holy Gospel according to Matthew – At that time, 29Jesus went to the shores of the Sea of Galilee, climbed the mountain and sat down. 30Large crowds approached him, taking with them the lame, the crippled, the blind, the mute, and many other sick people. Then they laid them at the feet of Jesus. And he healed them. 31The people were amazed when they saw the mute speaking, the lame being healed, the lame walking, and the blind seeing. And they glorified the God of Israel. 32Jesus called his disciples and said, “I have compassion on the crowd, because they have been with me for three days and have nothing to eat. I don’t want to send them away hungry, lest they faint along the way.” 33The disciples said, “Where can we find so much bread in this desert to satisfy such a large crowd?” 34Jesus asked, “How many loaves do you have?” They replied, “Seven and some fish.” 35And Jesus ordered the crowd to sit down on the ground. 36Then he took the seven loaves and the fish, gave thanks, broke them and gave them to the disciples, and the disciples to the crowds. 37They all ate and were satisfied; and they filled seven baskets with the fragments that remained. – Word of salvation.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen! 


Nenhum comentário: