Impostômetro (desde 01/01/2022)

2023/02/27

🇧🇷Leituras 27/02 - Deus lhe abençoe. 🇺🇸Readings 02/27 - God bless you. 🇮🇹Letture 27/02 - Dio ti benedica. 🇪🇸Lecturas 27/02 - Dios te bendiga



Leituras 🇧🇷
Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 

Primeira Leitura: Levítico 19,1-2.11-18
Leitura do livro do Levítico – 1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigies o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 18(19)
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
1. A lei do Senhor Deus é perfeita, / conforto para a alma! / O testemunho do Senhor é fiel, / sabedoria dos humildes. – R.
2. Os preceitos do Senhor são precisos, / alegria ao coração. / O mandamento do Senhor é brilhante, / para os olhos é uma luz. – R.
3. É puro o temor do Senhor, / imutável para sempre. / Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente. – R.
4. Que vos agrade o cantar dos meus lábios / e a voz da minha alma; / que ela chegue até vós, ó Senhor, / meu rochedo e redentor! – R.

Evangelho: Mateus 25,31-46
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoa-nos, Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que vivamos sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!

Readings 🇺🇸
Be holy, for I, the Lord your God, am holy.

First Reading: Leviticus 19,1-2.11-18
Reading from the book of Leviticus – 1 The Lord spoke to Moses, saying: 2 “Speak to the whole community of the children of Israel and say to them: Be holy, for I, the Lord your God, am holy. 11 Do not steal, do not tell lies or deceive one another. 12 Do not swear falsely by my name, profaning the name of the Lord your God. I am the Lord. 13 Do not exploit your neighbor or practice extortion against him. Do not keep the salary of the wage earner with you until the next day. 14 Do not curse the deaf or put a stumbling block before the blind, but fear your God. I am the Lord. 15 Do not commit injustice in the exercise of justice; do not favor the poor or prestige the powerful. Judge your neighbor according to justice. 16 Do not be a reviler among your people. Do not conspire, slandering him, against the life of your neighbor. I am the Lord. 17 Do not hate your brother in your heart. Rebuke your neighbor, lest you become guilty of sin because of him. 18 Do not seek revenge or hold a grudge against your countrymen. Thou shalt love thy neighbor as thyself. I am the Lord”. - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 18(19)
O Lord, your words are spirit and life!
1. The law of the Lord God is perfect, / comfort to the soul! / The testimony of the Lord is sure, / wisdom of the humble. – R.
2. The precepts of the Lord are precise, / joy to the heart. / The commandment of the Lord is bright, / for the eyes it is a light. – R.
3. The fear of the Lord is pure, / unchangeable forever. / The judgments of the Lord are right / and just alike. – R.
4. May the singing of my lips / and the voice of my soul please you; / may it come to you, O Lord, / my rock and redeemer! – R.

Gospel: Matthew 25,31-46
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Matthew – At that time, Jesus said to his disciples: 31 “When the Son of Man comes in his glory, accompanied by all the angels, then he will sit on his glorious throne. 32 All the peoples of the earth will be gathered before him, and he will separate them one from another, just as a shepherd separates the sheep from the goats. 33And he will place the sheep on his right and the goats on his left. 34Then the king will say to those at his right hand, ‘Come, you blessed of my Father! Receive as an inheritance the Kingdom that my Father has prepared for you since the creation of the world! 35For I was hungry and you gave me something to eat; I was thirsty and you gave me a drink; I was a foreigner and you welcomed me at home; 36 I was naked and you clothed me; I was sick and you took care of me; I was in prison and you came to visit me’. 37 Then the righteous will ask him, ‘Lord, when did we see you hungry and feed you? Thirsty and we gave you a drink? 38 When did we see you as a foreigner and welcome you into our house, and without clothes and clothe you? 39 When did we see you sick or in prison and go to visit you? ' 40 Then the king will answer them, ' Truly I say to you, every time you did this to one of the least of my brothers, it was to me that you did it!' 41 Then the king will say to those on his left, ' Get away from me, cursed! Go into the eternal fire prepared for the devil and his angels. 42 For I was hungry and you did not feed me; I was thirsty and you didn't give me a drink; 43 I was a foreigner and you did not welcome me at home; I was naked and you didn't clothe me; I was sick and in prison and you didn't come to visit me '. 44 And they will also answer, ' Lord, when did we see you hungry or thirsty, as a foreigner or naked, sick or in prison, and did not serve you? ' 45 Then the king will answer them, ' Verily I say to you, every time you didn't do it to one of these little ones, you didn't do it to me!' 46 Therefore, these will go to eternal punishment, while the righteous will go to eternal life ". - Word of salvation.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!

Letture 🇮🇹
Sii santo, perché io, il Signore tuo Dio, sono santo.

Prima Lettura: Levitico 19,1-2.11-18
Lettura dal libro del Levitico – 1 Il Signore parlò a Mosè, dicendo: 2 «Parla a tutta la comunità dei figli d'Israele e di' loro: Siate santi, perché io, il Signore vostro Dio, sono santo. 11 Non rubate, non mentite e non ingannatevi a vicenda. 12 Non giurare il falso per il mio nome, profanando il nome del Signore tuo Dio. Io sono il Signore. 13 Non sfruttare il tuo prossimo e non praticare ricatti contro di lui. Non tenere con te lo stipendio del salariato fino al giorno successivo. 14 Non maledire il sordo e non mettere inciampo davanti al cieco, ma temi il tuo Dio. Io sono il Signore. 15 Non commettere ingiustizia nell'esercizio della giustizia; non favorire i poveri né dare prestigio ai potenti. Giudica il tuo prossimo secondo giustizia. 16 Non essere oltraggiatore in mezzo al tuo popolo. Non cospirare, calunniandolo, contro la vita del tuo prossimo. Io sono il Signore. 17 Non odiare tuo fratello nel tuo cuore. Riprendi il tuo prossimo, per non diventare colpevole di peccato a causa sua. 18 Non cercare vendetta e non nutrire rancore contro i tuoi concittadini. Amerai il tuo prossimo come te stesso. Io sono il Signore”. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 18(19)
O Signore, le tue parole sono spirito e vita!
1. La legge del Signore Dio è perfetta, / conforto per l'anima! / La testimonianza del Signore è sicura, / la sapienza degli umili. - R.
2. I precetti del Signore sono precisi, / gioia al cuore. / Il comandamento del Signore è luminoso, / per gli occhi è una luce. - R.
3. Il timore del Signore è puro, / immutabile per sempre. / I giudizi del Signore sono giusti / e uguali. - R.
4. Ti piaccia il canto delle mie labbra / e la voce della mia anima; / venga a te, o Signore, / mia roccia e redentore! - R.

Vangelo: Matteo 25,31-46
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Matteo - In quel tempo, Gesù disse ai suoi discepoli: 31 «Quando il Figlio dell'uomo verrà nella sua gloria, accompagnato da tutti gli angeli, allora si poserà sul suo trono glorioso. 32 Tutti i popoli della terra saranno radunati davanti a lui, ed egli li separerà gli uni dagli altri, come il pastore separa le pecore dai capri. 33 Metterà le pecore alla sua destra e le capre alla sua sinistra. 34 Allora il re dirà a quelli che stanno alla sua destra: Venite, benedetti del Padre mio! Ricevi in ​​eredità il Regno che mio Padre ha preparato per te fin dalla creazione del mondo! 35 Perché avevo fame e mi avete dato da mangiare; avevo sete e mi hai dato da bere; ero straniero e mi avete accolto in casa; 36 Ero nudo e mi hai vestito; ero malato e tu ti sei preso cura di me; Ero in prigione e sei venuto a trovarmi”. 37 Allora i giusti gli chiederanno: Signore, quando mai ti abbiamo visto affamato e ti abbiamo dato da mangiare? Hai sete e ti abbiamo dato da bere? 38 Quando mai ti abbiamo visto straniero e ti abbiamo accolto nella nostra casa, e senza vestiti e ti abbiamo vestito? 39 Quando mai vi abbiamo visto ammalato o in carcere e siamo venuti a visitarvi? 40 Allora il re risponderà loro: «In verità vi dico: ogni volta che avete fatto questo a uno dei miei più piccoli, l'avete fatto a me che l'avete fatto!» 41 Allora il re dirà a quelli che saranno alla sua sinistra: «Andate via da me, maledetti! Entra nel fuoco eterno preparato per il diavolo e i suoi angeli. 42 Perché avevo fame e non mi avete dato da mangiare; avevo sete e non mi hai dato da bere; 43 Ero forestiero e non mi avete accolto in casa; ero nudo e non mi hai vestito; Ero malato e in carcere e non sei venuto a trovarmi'. 44 Anch'essi risponderanno: "Signore, quando mai ti abbiamo visto affamato o assetato, forestiero o nudo, malato o carcerato, e non ti abbiamo servito?" 45 Allora il re risponderà loro: "In verità io dico a tu, ogni volta che non l'hai fatto a uno di questi piccoli, non l'hai fatto a me! 46 Perciò, questi andranno al supplizio eterno, mentre i giusti andranno alla vita eterna». - Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
Sed santos, porque yo, el Señor vuestro Dios, soy santo.

Primera Lectura: Levítico 19,1-2.11-18
Lectura del libro de Levítico – 1 El Señor habló a Moisés, diciendo: 2 “Habla a toda la comunidad de los hijos de Israel y diles: Sed santos, porque yo, el Señor vuestro Dios, soy santo. 11 No roben, no digan mentiras ni se engañen unos a otros. 12 No juréis en falso por mi nombre, profanando el nombre del Señor vuestro Dios. yo soy el señor 13 No explotes a tu prójimo ni practiques la extorsión contra él. No guardes contigo el salario del asalariado hasta el día siguiente. 14 No maldigas al sordo ni pongas tropiezo delante del ciego, sino temed a vuestro Dios. yo soy el señor 15 No cometáis injusticia en el ejercicio de la justicia; no favorezcas a los pobres ni prestigies a los poderosos. Juzga a tu prójimo según la justicia. 16 No seas injuriador entre tu pueblo. No conspires, calumniándolo, contra la vida de tu prójimo. yo soy el señor 17 No odies a tu hermano en tu corazón. Reprende a tu prójimo, para que no seas culpable de pecado a causa de él. 18 No busques venganza ni guardes rencor a tus compatriotas. Amarás a tu prójimo como a ti mismo. Yo soy el Señor”. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 18(19)
¡Oh Señor, tus palabras son espíritu y vida!
1. La ley del Señor Dios es perfecta, / ¡consuelo del alma! / El testimonio del Señor es seguro, / la sabiduría de los humildes. – r
2. Los preceptos del Señor son precisos, / alegría del corazón. / El mandamiento del Señor es brillante, / para los ojos es una luz. – r
3. El temor del Señor es puro, / inmutable para siempre. / Los juicios del Señor son justos / y por igual. – r
4. Que el canto de mis labios / y la voz de mi alma te agraden; / que llegue a ti, oh Señor, / ¡mi roca y redentor! – r

Evangelio: Mateo 25,31-46
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Mateo - En aquel tiempo, Jesús dijo a sus discípulos: 31 ′′ Cuando el Hijo del Hombre venga en su gloria, acompañado de todos los ángeles, entonces se sentará en su trono glorioso. 32 Serán reunidos delante de él todos los pueblos de la tierra, y los apartará los unos de los otros, como aparta el pastor las ovejas de los cabritos. 33 Pondrá las ovejas a su derecha y las cabras a su izquierda. 34 Entonces el rey dirá a los de su derecha: '¡Venid, benditos de mi Padre! ¡Reciban como herencia el Reino que mi Padre les ha preparado desde la creación del mundo! 35Porque tuve hambre y me disteis de comer; Estaba sediento, y me diste una bebida; fui extranjero y me acogisteis en casa; 36 Estaba desnudo y me vestisteis; estuve enfermo y me cuidaste; Estuve en la cárcel y viniste a visitarme’. 37 Entonces los justos le preguntarán: “Señor, ¿cuándo te vimos hambriento y te alimentamos? ¿Tienes sed y te dimos de beber? 38 ¿Cuándo te vimos como extranjero y te recibimos en nuestra casa, y sin ropa y te vestimos? 39 ¿Cuándo te vimos enfermo o en la cárcel y fuimos a visitarte?" 40 Entonces el rey les responderá: "De cierto os digo que cada vez que hicisteis esto a uno de mis hermanos más pequeños, fue a mí. que tú lo hiciste!” 41 Entonces el rey dirá a los de su izquierda: “¡Apartaos de mí, malditos! Entra en el fuego eterno preparado para el diablo y sus ángeles. 42 Porque tuve hambre y no me disteis de comer; tuve sed y no me disteis de beber; 43 Fui extranjero y no me recibisteis en casa; estaba desnudo y no me vestisteis; Estuve enfermo y en la cárcel y no viniste a visitarme'. 44 Y ellos también responderán: 'Señor, ¿cuándo te vimos hambriento o sediento, como extranjero o desnudo, enfermo o en la cárcel, y no te servimos?' 45 Entonces el rey les responderá: 'De cierto os digo tú, cada vez que no lo hiciste con uno de estos pequeños, ¡fuiste yo que no lo hiciste! 46 Por lo tanto, estos irán al castigo eterno, mientras que los justos irán a la vida eterna ". - Palabra de salvación.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén!   

    

Nenhum comentário: