Impostômetro (desde 01/01/2022)

2023/11/26

🇧🇷Leituras 26/11 - Deus lhe abençoe. 🇮🇹Letture 26/11 - Dio ti benedica. 🇪🇸Lecturas 26/11 - Dios te bendiga. 🇺🇸Readings 11/26 - God bless you.

Leituras 🇧🇷
Vinde, benditos de meu Pai!

Primeira Leitura: Ezequiel 34,11-12.15-17
Leitura da profecia de Ezequiel – 11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. 17Quanto a vós, minhas ovelhas – assim diz o Senhor Deus -, eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 22(23)
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma.
1. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.
2. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo, / e com óleo vós ungis minha cabeça; / o meu cálice transborda. – R.
3. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

Segunda Leitura: 1 Coríntios 15,20-26.28
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 20na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Mateus 25,31-46
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoe-nos, Senhor Deus que é †Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos viver sempre em Seu amor e fazendo apenas o bem a todos. Amém! 


Letture 🇮🇹
Vieni, benedetto del Padre mio!

Prima Lettura: Ezechiele 34,11-12,15-17
Lettura della profezia di Ezechiele – 11Così dice il Signore Dio: “Vedi! Io stesso cercherò le mie pecore e mi prenderò cura di loro. 12Come un pastore si prende cura del suo gregge di giorno, quando è tra le pecore disperse, così io mi prenderò cura delle mie pecore e le libererò da tutti i luoghi dove erano disperse in un giorno di nuvole e di oscurità. 15Io stesso pascerò le mie pecore e le lascerò riposare - oracolo del Signore Dio. 16Io cercherò la pecora smarrita, ricondurrò quella smarrita, fasciarò quella che ha la gamba rotta, rinforzerò quella malata e veglierò sulla pecora grassa e forte. Li pascerò secondo la legge. 17Quanto a voi, pecore mie – così dice il Signore Dio – io farò giustizia tra una pecora e l’altra, tra montoni e capri”. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 22(23)
Il Signore è il pastore che mi guida; / Non mi manca nulla.
1. Per prati e prati verdi / mi porta a riposare. / Guidami ad acque tranquille / e restituiscimi le forze. - R.
2. Tu prepari davanti a me una tavola, / sotto gli occhi del nemico, / e ungi con olio il mio capo; / la mia coppa trabocca. - R.
3. La felicità e ogni bene mi seguiranno / per tutta la vita; / e nella casa del Signore abiterò / per tempi infiniti. - R.

Seconda Lettura: 1 Corinzi 15,20-26,28
Lettura della prima lettera di san Paolo ai Corinzi – Fratelli, 20In realtà Cristo è risorto dai morti come primizia di coloro che sono morti. 21Infatti a causa di un uomo è venuta la morte, e a causa di un uomo viene anche la risurrezione dei morti. 22Come tutti muoiono in Adamo, così in Cristo tutti torneranno alla vita. 23 Ma ciascuno secondo un certo ordine: primo, Cristo, come primizie; poi, quelli che appartengono a Cristo, al momento della sua venuta. 24La prossima sarà la fine, quando egli consegnerà il regno a Dio Padre, dopo aver distrutto ogni principato, ogni potestà e forza. 25 Poiché è necessario che egli regni finché tutti i suoi nemici siano sotto i suoi piedi. 26L'ultimo nemico ad essere distrutto è la morte. 28 E quando tutte le cose gli saranno sottoposte, allora anche il Figlio stesso si sottometterà a colui che gli ha sottoposto tutte le cose, affinché Dio sia tutto in tutti. - Parola del Signore.

Vangelo: Matteo 25,31-46
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Matteo – In quel tempo Gesù disse ai suoi discepoli: 31 «Quando il Figlio dell'uomo verrà nella sua gloria, accompagnato da tutti gli angeli, allora siederà sul trono della sua gloriosa. 32Saranno riuniti davanti a lui tutti i popoli della terra ed egli separerà gli uni dagli altri, come il pastore separa le pecore dai capri. 33E porrà le pecore alla sua destra e i capri alla sua sinistra. 34Allora il re dirà a quelli che stanno alla sua destra: Venite, voi benedetti del Padre mio! Ricevete in eredità il Regno che mio Padre ha preparato per voi fin dalla creazione del mondo! 35Perché avevo fame e mi avete dato da mangiare; ho avuto sete e mi avete dato da bere; ero straniero e mi hai accolto nella tua casa; 36Ero nudo e mi avete vestito; ero malato e ti sei preso cura di me; Ero in prigione e sei venuto a trovarmi’. 37Allora i giusti gli domanderanno: Signore, quando ti abbiamo visto affamato e ti abbiamo dato da mangiare? Hai sete e ti abbiamo dato qualcosa da bere? 38Quando ti abbiamo visto straniero e ti abbiamo accolto nella nostra casa nudo e ti abbiamo vestito? 39Quando ti abbiamo visto malato o in carcere e siamo venuti a trovarti?" 40Allora il re risponderà loro: "In verità vi dico: ogni volta che avete fatto questo a uno dei miei più piccoli fratelli, l'avete fatto a me!". 41Allora il re dirà a quelli alla sua sinistra: «Via da me, maledetti! Entra nel fuoco eterno, preparato per il diavolo e i suoi angeli. 42Perché avevo fame e non mi avete dato da mangiare; ho avuto sete e non mi avete dato da bere; 43Ero straniero e non mi avete accolto nella vostra casa; ero nudo e non mi avete vestito; ero malato e in carcere e non siete venuti a trovarmi’. 44Anch'essi risponderanno: Signore, quando mai ti abbiamo visto affamato o assetato, straniero o nudo, malato o in carcere, e non ti abbiamo servito? 45Allora il re risponderà loro: «In verità vi dico ogni volta Se non avete fatto questo a uno di questi piccoli, non l’avete fatto a me!» 46Questi dunque andranno al supplizio eterno, mentre i giusti andranno alla vita eterna». – Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!

Lecturas 🇪🇸
¡Venid, benditos de mi Padre!

Primera lectura: Ezequiel 34,11-12,15-17
Lectura de la profecía de Ezequiel – 11Esto dice el Señor Dios: “¡Mira! Yo mismo buscaré mis ovejas y las cuidaré. 12 Como el pastor cuida su rebaño de día, cuando está entre las ovejas dispersas, así cuidaré de mis ovejas y las rescataré de todos los lugares donde fueron dispersadas en un día de nube y oscuridad. 15Yo mismo alimentaré a mis ovejas y las dejaré descansar - declara el Señor Dios. 16Buscaré la oveja perdida, traeré de vuelta a la perdida, vendaré a la que tiene la pierna rota, fortaleceré a la enferma y cuidaré de la oveja gorda y fuerte. Los pastorearé según la ley. 17En cuanto a vosotras, ovejas mías, así dice el Señor Dios, haré justicia entre oveja y oveja, entre carneros y machos cabríos. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 22(23)
El Señor es el pastor que me guía; / No me falta nada.
1. Por verdes praderas y prados / me lleva a descansar. / Guíame a aguas reparadoras / y devuélveme las fuerzas. – r.
2. Preparas una mesa delante de mí, / a la vista del enemigo, / y con aceite unges mi cabeza; / mi copa rebosa. – r.
3. La felicidad y todo bien me seguirán / durante toda mi vida; / y en la casa del Señor habitaré / por infinitos tiempos. – r.

Segunda Lectura: 1 Corintios 15:20-26:28
Lectura de la primera carta de san Pablo a los Corintios – Hermanos, 20 en realidad, Cristo resucitó de entre los muertos como primicia de los que murieron. 21Porque por un hombre la muerte entró, y también por un hombre viene la resurrección de los muertos. 22Así como en Adán todos mueren, así en Cristo todos volverán a vivir. 23Pero cada uno según un orden determinado: primero, Cristo, como primicias; luego, los que pertenecen a Cristo, en el tiempo de su venida. 24El próximo será el fin, cuando entregue el reino a Dios Padre, después de haber destruido todo principado, todo poder y fortaleza. 25Porque él debe reinar hasta que todos sus enemigos estén bajo sus pies. 26El último enemigo en ser destruido es la muerte. 28Y cuando todas las cosas le estén sujetas, entonces el Hijo mismo se sujetará al que le sujetó todas las cosas, para que Dios sea todo en todos. - Palabra del Señor.

Evangelio: Mateo 25,31-46
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Mateo – En aquel tiempo, Jesús dijo a sus discípulos: 31 “Cuando el Hijo del Hombre venga en su gloria, acompañado de todos los ángeles, entonces se sentará en su trono glorioso. 32Todos los pueblos de la tierra serán reunidos delante de él, y él separará a unos de otros, como separa el pastor las ovejas de los cabritos. 33Y pondrá las ovejas a su derecha y las cabras a su izquierda. 34Entonces el Rey dirá a los de su derecha: “¡Venid, benditos de mi Padre!” ¡Reciban como herencia el Reino que mi Padre preparó para ustedes desde la creación del mundo! 35Porque tuve hambre y me disteis de comer; Tuve sed y me disteis de beber; Yo era extranjero y me acogisteis en vuestra casa; 36Estaba desnudo y me vestisteis; estuve enfermo y tú me cuidaste; Estaba en prisión y tú viniste a visitarme”. 37 Entonces los justos le preguntarán: 'Señor, ¿cuándo te vimos hambriento y te alimentamos? ¿Tienes sed y te dimos algo de beber? 38¿Cuándo te vimos como un extraño y te recibimos en nuestra casa, sin ropa y te vestimos? 39¿Cuándo os vimos enfermo o en la cárcel y vinimos a visitaros?' 40Entonces el Rey les responderá: '¡En verdad os digo que cada vez que hicisteis esto a uno de mis hermanos más pequeños, a mí me lo hicisteis!' 41 Entonces el Rey dirá a los de su izquierda: '¡Apartaos de mí, malditos! Id al fuego eterno, preparados para el diablo y sus ángeles. 42Porque tuve hambre y no me disteis de comer; Tuve sed y no me disteis de beber; 43Fui extranjero y no me recibisteis en vuestra casa; Estaba desnudo y no me vestisteis; Estuve enfermo y en prisión y no viniste a visitarme”. 44 Y ellos también responderán: 'Señor, ¿cuándo te vimos hambriento o sediento, extranjero o desnudo, enfermo o en la cárcel, y no te servimos?' 45 Entonces el Rey les responderá: 'En verdad os digo, cada vez. ¡Si no hicisteis esto a uno de estos pequeños, a mí no me lo hicisteis!' 46Por tanto, éstos irán al castigo eterno, mientras que los justos irán a la vida eterna. – Palabra de salvación.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

Readings 🇺🇸
Come, blessed of my Father!

First Reading: Ezekiel 34,11-12,15-17
Reading of Ezekiel's prophecy – 11This is what the Lord God says: “See! I myself will look for my sheep and take care of them. 12As a shepherd takes care of his flock by day, when he is among the scattered sheep, so I will take care of my sheep and rescue them from all the places where they were scattered on a day of clouds and darkness. 15I myself will feed my sheep and let them rest - declares the Lord God. 16I will look for the lost sheep, bring back the lost one, bandage the one with the broken leg, strengthen the sick one, and watch over the fat and strong sheep. I will pasture them according to law. 17As for you, my sheep – thus says the Lord God – I will make justice between one sheep and another, between rams and goats.” - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 22(23)
The Lord is the shepherd who leads me; / I don't lack anything.
1. Through green meadows and meadows / he takes me to rest. / To the restful waters he guides me / and restores my strength. – R.
2. You prepare a table in front of me, / in full view of the enemy, / and with oil you anoint my head; / my cup overflows. – R.
3. Happiness and all good will follow me / throughout my life; / and in the house of the Lord I will dwell / for infinite times. – R.

Second Reading: 1 Corinthians 15:20-26:28
Reading of the first letter of Saint Paul to the Corinthians – Brothers, 20in reality, Christ rose from the dead as the firstfruits of those who died. 21For by a man came death, and it is also by a man that the resurrection of the dead comes. 22As in Adam all die, so in Christ all will come to life again. 23But each according to a certain order: first, Christ, as firstfruits; then, those who belong to Christ, at the time of his coming. 24Next will be the end, when he hands over the kingship to God the Father, after destroying every principality and every power and strength. 25For he must reign until all his enemies are under his feet. 26The last enemy to be destroyed is death. 28And when all things are subjected to him, then the Son himself will submit to him who subjected all things to him, so that God may be all in all. - Word of the Lord.

Gospel: Matthew 25,31-46
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Matthew – At that time, Jesus said to his disciples: 31 “When the Son of Man comes in his glory, accompanied by all the angels, then he will sit on his glorious throne. 32All the peoples of the earth will be gathered before him, and he will separate them one from another, just as a shepherd separates the sheep from the goats. 33And he will place the sheep on his right and the goats on his left. 34Then the King will say to those on his right, ‘Come, you who are blessed by my Father! Receive as your inheritance the Kingdom that my Father prepared for you since the creation of the world! 35For I was hungry and you gave me something to eat; I was thirsty and you gave me something to drink; I was a foreigner and you welcomed me into your home; 36I was naked and you clothed me; I was sick and you took care of me; I was in prison and you came to visit me’. 37Then the righteous will ask him, 'Lord, when did we see you hungry and feed you? Thirsty and we gave you something to drink? 38When did we see you as a stranger and welcome you into our home, without clothes and clothe you? 39When did we see you sick or in prison and come to visit you?' 40Then the King will answer them: 'Truly I tell you, every time you did this to one of the least of my brothers, you did it to me!' 41Then the King will say to those on his left, 'Get away from me, you cursed ones! Go into eternal fire, prepared for the devil and his angels. 42For I was hungry and you gave me no food; I was thirsty and you gave me no drink; 43I was a foreigner and you did not welcome me into your home; I was naked and you did not clothe me; I was sick and in prison and you didn’t come to visit me’. 44And they will also answer, 'Lord, when did we see you hungry or thirsty, a foreigner or naked, sick or in prison, and did not serve you?' 45Then the King will answer them: 'Truly I tell you, every time If you did not do this to one of these little ones, you did not do it to me!’ 46Therefore, these will go to eternal punishment, while the righteous will go to eternal life.” – Word of salvation.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen! 

          

Nenhum comentário: