Impostômetro (desde 01/01/2022)

2022/09/09

🇧🇷Liturgia 09/09 - Deus lhe abençoe. 🇺🇸Liturgy 09/09 - God bless you. 🇮🇹Liturgia 09/09 - Dio ti benedica. 🇪🇸Liturgia 09/09 - Dios te bendiga




23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura: 1 Coríntios 9,16-19.22-27
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 16pregar o Evangelho não é, para mim, motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o Evangelho, oferecendo-o de graça e sem usar os direitos que o Evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 24Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 25Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível! 26Por isso eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 27Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a boa-nova aos outros, eu mesmo seja reprovado. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 83(84)
Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
1. Minha alma desfalece de saudades / e anseia pelos átrios do Senhor! / Meu coração e minha carne rejubilam / e exultam de alegria no Deus vivo! 
2. Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho, / para nele seus filhotes colocar: / vossos altares, ó Senhor Deus do universo! / Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor! 
3. Felizes os que habitam vossa casa; / para sempre haverão de vos louvar! / Felizes os que em vós têm sua força / e se decidem a partir quais peregrinos! 
4. O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, / e largamente distribui a graça e a glória. / O Senhor nunca recusa bem algum / àqueles que caminham na justiça. 

Evangelho: Lucas 6,39-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. – Palavra da salvação.

Abençoando
Traçando o sinal da cruz em você e sua família, diga: Abençoa-nos, Senhor Deus que é † Pai, Filho e Espírito Santo, para que eu vivamos sempre no Teu amor e fazendo só o bem a todos. Amém!


23rd WEEK OF COMMON TIME
(green – craft of the day)

First Reading: 1 Corinthians 9:16-19, 22-27
Reading the first letter of Saint Paul to the Corinthians – Brothers, 16 preaching the Gospel is not, for me, a reason for glory. It is rather a necessity for me, an imposition. Woe is me if I do not preach the Gospel! 17If I exercised my function as a preacher on my own initiative, I would be entitled to a salary. But, as the initiative is not mine, it is a task entrusted to me. 18What then is my salary? In preaching the Gospel, offering it for free and without using the rights that the Gospel gives me. 19So, free from all, I became a slave to all, in order to gain as many as possible. 22With everyone I have become everything, in order to save some. 23For the sake of the gospel I do everything to have a part in it. 24Do you not know that those who run in the stadium all run together, but only one wins the prize? Run in such a way that you won the prize. 25Every athlete is strictly disciplined in everything, and they do so in order to receive a corruptible crown. As for us, the crown we seek is incorruptible! 26 So I run, but not without reason. I fight, but not like punching the air. 27 I treat my body harshly and subdue it, lest, after I have proclaimed the good news to others, I myself should be disapproved. - Word of the Lord.

Responsorial Psalm: 83(84)
How lovely, O Lord, is your house!
1. My soul faints with longing / and longs for the courts of the Lord! / My heart and my flesh rejoice / and rejoice in the living God!
2. Even the sparrow finds shelter in your house, † and the swallow prepares her nest there, / for her young to place there: / your altars, O Lord God of the universe! / Your altars, O my king and my Lord!
3. Happy are those who dwell in your house; / will forever praise you! / Happy those who have their strength in you / and decide which pilgrims to go!
4. The Lord God is like a sun, he is a shield, / and widely distributes grace and glory. / The Lord never withholds any good / from those who walk in righteousness.

Gospel: Luke 6:39-42
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Luke – At that time, 39 Jesus told a parable to his disciples: “Can a blind man lead a blind man? Won't they both fall into a hole? 40 A disciple is not greater than a master; every well-formed disciple will be like the master. 41Why do you see the speck in your brother's eye, and do not perceive the beam that is in your own eye? 42How can you say to your brother, Brother, let me take the speck out of your eye, when you do not see the beam in your own eye? Hypocritical! Take the log out of your eye first, and then you will be able to see clearly to remove the speck from your brother's eye.” – Word of salvation.

Blessing
Tracing the sign of the cross on you and your family, say: Bless us, Lord God who is † Father, Son and Holy Spirit, that we may always live in Your love and doing only good to all. Amen!


23ª SETTIMANA DEL TEMPO COMUNE
(verde – mestiere del giorno)

Prima lettura: 1 Corinzi 9:16-19, 22-27
Leggere la prima Lettera di San Paolo ai Corinzi – Fratelli, 16 predicare il Vangelo non è per me motivo di gloria. È piuttosto una necessità per me, un'imposizione. Guai a me se non predico il Vangelo! 17Se esercitassi la mia funzione di predicatore di mia iniziativa, avrei diritto a un salario. Ma, poiché l'iniziativa non è mia, è un compito affidato a me. 18 Qual è dunque il mio stipendio? Nel predicare il Vangelo, offrendolo gratuitamente e senza utilizzare i diritti che il Vangelo mi dà. 19 Così, libero da tutti, mi sono fatto schiavo di tutti, per guadagnarne il più possibile. 22Con tutti mi sono fatto tutto, per salvare alcuni. 23Per amore del vangelo faccio di tutto per averne parte. 24Non sai che quelli che corrono nello stadio corrono tutti insieme, ma uno solo vince il premio? Corri in modo tale da vincere il premio. 25Ogni atleta è rigorosamente disciplinato in tutto, e lo fa per ricevere una corona corruttibile. Quanto a noi, la corona che cerchiamo è incorruttibile! 26 Così corro, ma non senza motivo. Combatto, ma non mi piace prendere a pugni l'aria. 27 Tratto duramente il mio corpo e lo sottometto, perché, dopo aver annunziato ad altri la buona novella, io stesso non sia disapprovato. - Parola del Signore.

Salmo responsoriale: 83(84)
Quanto è bella, o Signore, la tua casa!
1. La mia anima sviene dal desiderio / e anela ai cortili del Signore! / Il mio cuore e la mia carne si rallegrano / e si rallegrano nel Dio vivente!
2. Anche il passero trova rifugio nella tua casa, † e la rondine vi prepara il nido, / perché vi depongano i suoi piccoli: / i tuoi altari, o Signore Dio dell'universo! / I tuoi altari, o mio re e mio Signore!
3. Beati quelli che abitano nella tua casa; Ti loderò per sempre! / Felici coloro che hanno in te la loro forza / e decidono quali pellegrini andare!
4. Il Signore Dio è come un sole, è uno scudo, / e distribuisce largamente grazia e gloria. / Il Signore non sottrae mai alcun bene / a chi cammina nella giustizia.

Vangelo: Luca 6:39-42
Annuncio del Vangelo di Gesù Cristo secondo Luca – In quel tempo, 39 Gesù raccontò ai suoi discepoli una parabola: «Può un cieco guidare un cieco? Non cadranno entrambi in un buco? 40 Un discepolo non è più grande di un maestro; ogni discepolo ben formato sarà come il maestro. 41 Perché vedi la pagliuzza nell'occhio di tuo fratello e non percepisci la trave che è nel tuo occhio? 42Come puoi dire a tuo fratello: Fratello, lascia che ti tolga la pagliuzza dal tuo occhio, se non vedi la trave nel tuo occhio? Ipocrita! Togli prima la trave dall'occhio, e poi potrai vedere bene per togliere la pagliuzza dall'occhio di tuo fratello». – Parola di salvezza.

Benedizione
Tracciando il segno della croce su di te e sulla tua famiglia, dì: Benedicici, Signore Dio che è † Padre, Figlio e Spirito Santo, affinché viviamo sempre nel tuo amore e facendo solo del bene a tutti. Amen!


23ª SEMANA DEL TIEMPO COMÚN
(verde – artesanía del día)

Primera Lectura: 1 Corintios 9:16-19, 22-27
Lectura de la primera carta de san Pablo a los Corintios – Hermanos, 16 predicar el Evangelio no es, para mí, motivo de gloria. Es más bien una necesidad para mí, una imposición. ¡Ay de mí si no predico el Evangelio! 17Si ejerciera mi función de predicador por iniciativa propia, tendría derecho a un salario. Pero, como la iniciativa no es mía, es una tarea que se me ha encomendado. 18¿Cuál es, pues, mi salario? En predicar el Evangelio, ofreciéndolo gratuitamente y sin hacer uso de los derechos que me da el Evangelio. 19Así que, libre de todos, me hice esclavo de todos, para ganar a la mayor cantidad posible. 22Con todos me he hecho todo, para salvar a algunos. 23Por causa del evangelio, hago todo lo posible para tener parte en él. 24¿No sabéis que los que corren en el estadio, todos corren juntos, pero uno solo gana el premio? Corre de tal manera que ganaste el premio. 25Todo atleta es estrictamente disciplinado en todo, y lo hace para recibir una corona corruptible. ¡En cuanto a nosotros, la corona que buscamos es incorruptible! 26 Así que corro, pero no sin razón. Lucho, pero no como puñetazos al aire. 27 Trato mi cuerpo con dureza y lo someto, no sea que, después de haber proclamado la buena nueva a otros, yo mismo sea desaprobado. - Palabra del Señor.

Salmo responsorial: 83(84)
¡Qué hermosa, oh Señor, es tu casa!
1. ¡Mi alma desfallece de anhelo / y anhela los atrios del Señor! / ¡Mi corazón y mi carne se regocijan / y se regocijan en el Dios vivo!
2. Hasta el gorrión encuentra cobijo en tu casa, † y la golondrina prepara allí su nido, / para que sus polluelos pongan allí: / ¡tus altares, oh Señor Dios del universo! / ¡Tus altares, oh rey mío y Señor mío!
3. Dichosos los que habitan en tu casa; ¡Te alabaré por siempre! / ¡Felices los que en ti tienen su fuerza / y deciden a qué peregrinos ir!
4. El Señor Dios es como un sol, es un escudo, / y distribuye ampliamente gracia y gloria. / El Señor nunca niega ningún bien / a los que andan en justicia.

Evangelio: Lucas 6:39-42
Proclamación del Evangelio de Jesucristo según Lucas – En aquel tiempo, 39 Jesús contó una parábola a sus discípulos: “¿Puede un ciego guiar a otro ciego? ¿No caerán los dos en un agujero? 40 Un discípulo no es más grande que un maestro; todo discípulo bien formado será como el maestro. 41¿Por qué ves la paja en el ojo de tu hermano, y no percibes la viga que está en tu propio ojo? 42¿Cómo puedes decir a tu hermano: Hermano, déjame sacarte la astilla de tu ojo, cuando no ves la viga en tu propio ojo? ¡Hipócrita! Saca primero la viga de tu ojo, y entonces podrás ver bien para sacar la paja del ojo de tu hermano. – Palabra de salvación.

Bendición
Trazando la señal de la cruz sobre ti y tu familia, di: Bendícenos, Señor Dios que es † Padre, Hijo y Espíritu Santo, para que vivamos siempre en Tu amor y haciendo sólo el bien a todos. ¡Amén! 

  

Nenhum comentário: