Impostômetro (desde 01/01/2022)

2023/01/23

A criança na catequese

Toda catequese é uma caminhada com objetivo de educar a fé no Deus de Jesus Cristo. Essa caminhada não se dá de forma idêntica em todo tempo, lugar ou cultura. 

0 a 2 anos - A descoberta do mundo
Comportamentos próprios: sugar, olhar... Novas habilidades: pegar, sentar, andar, falar... Ela percebe que o mundo existe de forma independente dela e descobre as 1ªs regras do jogo da vida e aprende a usá-las. Aprende a amar sendo amada. Batismo: começo de um processo que durará a vida toda.

2 a 7 anos - Descoberta da linguagem
Desenvolve a capacidade de expressar suas idéias. Rápido crescimento intelectual. Fase do “porque”. Vê o mundo cheio de símbolos. Começa a perceber a existência de outras pessoas. O Catequista deve usar estímulo à imaginação como histórias, encenação, teatro de fantoches e desenho animado, brinquedos, bonecos, panos coloridos, fantasias. O que importa não é o conteúdo teórico da fé, mas a experiência concreta do afeto, da alegria e da presença de Deus.

7 a 11 anos - Descoberta do outro
Capacidade de refletir sobre a realidade e agir de forma autônoma. Vontade (que ajuda a fazer planos e a resolver conflitos). Descobre que os outros também têm suas formas de ver o mundo e de agir nele. Capaz de trabalhar em grupo e cooperar com os outros (honestidade, respeito mútuo e companheirismo). O ponto central da catequese é o seguimento de Jesus de Nazaré, vivenciado na comunidade. Não é mera repetição de fórmula, mas sim a formação progressiva do senso moral, baseado nos valores do Reino e vivenciado nas relações familiares, comunitárias e sociais. Quanto a disciplina, não exagerar. Normas nunca acima da justiça, tolerância e solidariedade.

Para refletir:
Nas diversas idades: 
- Com qual idade encontram-se os catequizandos de sua comunidade, em sua maioria?
- Quais as principais dificuldades em trabalhar com crianças?

De 0 a 2 anos: a descoberta do mundo: 
- Que orientações temos dado às famílias, para que possam assumir conscientemente seu papel de educadoras da fé?

De 2 a 7 anos: a descoberta da linguagem: 
- Como temos ajudado as famílias na catequese das crianças até 7 anos? 
- Que atividades concretas estão sendo realizadas no ambiente comunitário com essas crianças?

De 7 a 11 anos: a descoberta do outro: 
- Leiam Lc 18,15-17 e reflitam: que lugar as crianças têm ocupado na comunidade: de membros efetivos ou apenas “alunos de catecismo”? Como valorizar a presença e participação delas?

Desafios atuais à Evangelização
A Igreja, para ser fiel a Jesus, precisa reconhecer que não existe para si mesma. Seu objetivo é evangelizar.
Mas, concretamente, o que é evangelizar hoje?
 Não é simplesmente:
-     Pregar o Evangelho somente com discursos;
-     Convencer os catequizandos a virem à comunidade;
-     Fazê-los participarem da pastoral ou dos sacramentos.
 É principalmente:
-     Anunciar o Reino com o testemunho da própria vida;
-     Fazer da comunidade um lugar de acolhida e salvação;
-     Ajudar os catequizandos a ligarem fé e vida no dia-a-dia.
 
A igreja humana é comunidade de discípulos que está aprendendo com Jesus, o Mestre, e precisa de conversão constante. Ela só será capaz de evangelizar se for continuamente evangelizada assim como também a catequese. A Igreja também é uma realidade divina. Ela nasce do coração do Deus Trino. É sinal do amor do Pai, continuando a missão de Jesus, pela ação do Espírito. A Igreja e também a catequese estarão traindo sua origem divina se não praticar e ensinar o amor aos pequeninos. Anunciar a salvação, concretamente, é lutar por justiça, paz e condições de vida dignas para todos. Essa luta passa pela conversão pessoal e social, a partir dos valores do Evangelho. Como sua comunidade catequiza, concretamente? Que sinais de conversão vocês vêem no dia-a-dia dos cristãos? E da sociedade taubateana? O que falta fazer? Quando anunciamos a Boa Notícia a alguém, devemos ter certeza de que Deus trabalhou antes de nós. O Espírito Santo age nos corações humanos, plantando neles sementes de paz, justiça, misericórdia, alegria, solidariedade, amor... Anunciar o Evangelho é anunciar que Deus, na pessoa de Jesus, entrou na história humana. E Jesus mostrou, com gestos e palavras, como cultivar as sementes plantadas pelo Espírito. Deus chega às pessoas antes do evangelizados e o papel do evangelizador é mostrar como, concretamente, estas pessoas podem cultivar suas sementes. Que sinais da ação do Espírito Santo vocês encontram nos evangelizadores? E em pessoas não-cristãs (ou afastadas da comunidade)? E não se esqueçam que a catequese não é só lugar de crianças como também de jovens e adultos.
Flávio R Oliveira – Adaptado Ecoando

Nenhum comentário: